Topo

Muguruza frustra recorde de Serena e é campeã em Roland Garros pela 1ª vez

Do UOL, em São Paulo

04/06/2016 12h03

A espanhola Garbiñe Muguruza não se intimidou com a sua segunda decisão de Grand Slam. Menos de um ano depois de perder a final de Wimbledon para Serena Williams, a número quatro do mundo deu o troco na americana e conquistou neste sábado o título de Roland Garros ao vencer a número um por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/4.

A vitória frustrou a expectativa de Serena igualar Steffi Graf como maior vencedora de Grand Slams na era moderna do tênis. A americana continua assim com 21 títulos deste nível, um a menos do que a alemã.

Felicidade e fim de tabu

O título de Muguruza é o primeiro de uma espanhola em Grand Slam desde 1998, quando Arantxa Sánchez-Vicario foi campeã em Roland Garros. Uma honra para ela. "Foi a final perfeita. Esse é o torneio da Espanha e vencer aqui é o máximo", vibrou.

A espanhola já tinha vencido a americana em Roland Garros na segunda rodada da edição de 2014, com um contundente duplo 6/2, quando seu talento despontou aos olhos do mundo. Ela agora assumirá a segunda posição do ranking da WTA.

Primeiro set de quebras

Três quebras de saque marcaram o set inicial. O primeiro deles de Muguruza, logo no terceiro game. Porém, Serena devolveu a quebra no oitavo game, forçando a espanhola a mais uma quebra três games adiante.

Muguruza teve mais dificuldades para confirmar seus serviços, tanto que disputou 49 pontos em seu saque e apenas 32 devolvendo Serena. Foi assim no game da vitória  no 1º set. Veja o ponto:    

 

 

Cinco match points

Três quebras de saque nos primeiros três games de partida. E quem riu foi Muguruza, que mais uma vez teve a vantagem no placar para controlar. E foi assim até o nono game, quando Serena sacou pressionada pela derrota em caso de nova quebra. Mas a americana vendeu caro e evitou quatro match points.

A pressão foi para os ombros de Muguruza, que sacou para a vitória com tranquilidade. Ganhou os quatro pontos, sendo o quinto match point com um lobby sensacional (ver vídeo no início da notícia). Que maneira de vencer o primeiro Grand Slam de sua vida. Não faltou comemoração.

 

Partida de pancadas

O blogueiro do UOL Esporte Alexandre Cossenza acredita que o segredo para a vitória de Muguruza foi sua maior eficiência na defesa neste sábado. Para ele, o item fez a diferença em uma partida de pancadas.

Patrick McEnroe amou a partida. E você?

O ex-tenista Patrick McEnroe, irmão mais novo de John, fez praticamente uma narração da final feminina em Roland Garros. E já no primeiro set ele disse estar adorando a partida.

Que figura essa torcedora de Muguruza

Em Grand Slam, sempre vale aquela olhadinha para as arquibancadas em busca de celebridades. Mas neste sábado quem chamou a atenção foi uma torcedora da espanhola Muguruza, tanto que as câmeras da transmissão oficial não tiraram o foco dela. Dá só uma olhada na figura: