Topo

Bellucci perde na estreia e é 2º brasileiro eliminado em Roland Garros

Pascal Rossignol/Reuters
Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

Do UOL, em São Paulo

23/05/2016 14h09

O brasileiro Thomaz Bellucci perdeu em sua estreia no Roland Garros, nesta segunda-feira (23), e está eliminado do torneio. O algoz foi o tenista da casa Richard Gasquet, da França, que venceu por 3 sets a 0 diante de torcida que o apoiava (parciais de 6-1, 6-3 e 6-4). O confronto durou 2 horas e 9 minutos. 

Pouco mais cedo, Rogerinho também caiu (leia abaixo). O Brasil está sem representantes na chave masculina de simples da competição. 

“A quadra é igual para os dois. Acredito que poderia fazer um jogo melhor”, disse Bellucci ao Band Sports após a derrota “Tem dois torneios na grama, é concentrar na temporada de grama e descansar um pouco de uma temporada cansativa. É recarregar as baterias e buscar resultados melhores. É um torneio especial para mim e se deus quiser estarei aqui (em Roland Garros)”, completou.

Bellucci (57º do ranking da ATP) teve início ruim de partida, perdendo os cinco primeiros sets. Ele sofreu para encaixar o saque, errou bolas não forçadas e foi previsível em quadra. Se considerado o torneio em Genebra, Thomaz perdeu 15 games seguidos até confirmar seu saque no sexto game do primeiro set do jogo desta segunda. Gasquet (12º da ATP) fechou a primeira parcial em 6 a 1.

O brasileiro cresceu na partida no começo do segundo set e emplacou duelo equilibrado até sacar no sétimo game, quando teve chance de confirmar o serviço, mas desperdiçou em erro não forçado. Na sequência, o cabeça de chave número 9 reverteu a situação, conseguiu uma quebra e se colocou na frente. Bellucci voltou a falhar no nono game, de novo em seu saque, e o anfitrião fechou em 6-3.

Belucci teve seu melhor momento no jogo no início do terceiro set - teve chances de quebras nos games 5 e 7, mas perdeu as oportunidades. Gasquet tornou a ser melhor em quadra e frustrou o serviço do brasileiro para abrir 5-3. Thomaz se recuperou na sequência, finalmente com quebra, e diminuiu a vantagem.

O último game teve mudanças de placar sucessivas, mas o francês novamente conseguiu vencer em serviço de Bellucci e fechou em 6-4 - a última bola do brasileiro ficou na rede. A essa altura, o duelo já estava ameaçado de ser interrompido por falta de luz natural e, se isso acontecesse, voltaria apenas na terça-feira. 

Na próxima rodada, Gasquet enfrentará o norte-americano Bjorn Fratangelo, de 22 anos, que venceu Sam Querrey, 28, por 3 sets a 1. 

Rogerinho também caiu

O brasileiro Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, também caiu em sua estreia na chave principal de Roland Garros, derrotado pelo francês Gilles Simon, 16º cabeça de chave do torneio, por 3 sets a 0, parciais de 7/6, 6/4 e 6/2. A partida foi realizada na quadra Suzzane-Lenglen e contou com a torcida local apoiando Simon, quarto melhor tenista do país no ranking da ATP.

Rogerinho fez jogo duro nos dois primeiros sets, chegando a ficar na frente com mais games vencidos, mas acabou sofrendo a virada e sendo derrotado com facilidade na última parcial, que terminou com o francês confirmando seu serviço em 6/2 após um erro não forçado do brasileiro.

Não foi desta vez que o brasileiro conquistou uma vitória em partida da chave principal de Roland Garros. Derrotado na estreia em 2012 e 2013, o brasileiro parou novamente no primeiro duelo em 2016. Rogerinho tem cinco vitórias em seis passagens pelo Slam francês, mas todas pelo qualifying. Ele é o segundo melhor atleta do país no ranking da ATP, ocupando a 85ª colocação.

Acompanhe a rodada de Roland Garros da terça-feira (23) no Novo Placar UOL