Topo

Roger Federer anuncia ausência em Roland Garros por lesão

Tiziana Fabi/AFP
Imagem: Tiziana Fabi/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/05/2016 12h47

O tenista suíço Roger Federer anunciou nesta quinta-feira (19), no seu Facebook, que se ausentará da edição deste ano Roland Garros por causa de uma lesão nas costas, quebrando uma sequência de 65 Grand Slams disputados consecutivamente (ele vinha jogando em sequência desde Roland Garros de 1999).

"Eu lamento anunciar que decidi não jogar neste ano no Aberto da França. Eu tenho progredido bem na minha recuperação física, mas ainda não estou 100% e sinto que correria um risco desnecessário jogando esse evento antes de eu estar realmente pronto", escreveu o jogador.

"Essa decisão não foi fácil de tomar, mas eu a tomei para garantir que eu jogarei o resto da temporada e ajudar a estender minha carreira. Eu sigo tão motivado e empolgado como sempre e meu plano é alcançar a melhor forma antes de retornar ao circuito mundial da ATP para a temporada de quadras de grama. Me desculpo aos fãs em Paris, mas eu espero ansiosamente voltar a Roland Garros em 2017", completou.

Com 34 anos, Federer ocupa atualmente a terceira posição no ranking da ATP, tendo perdido a vice-liderança recentemente para o britânico Andy Murray. O suíço tem 7,015 pontos, contra 16,501 do líder Novak Djokovic e 8,435 de Murray.

O último torneio disputado por Federer foi o Masters 1000 de Roma, no qual caiu nas oitavas de final para o jovem austríaco Dominic Thiem por 2 sets a 0, parciais de  7/6(2) e 6/4, partida realizada no último dia 9 de maio.