Topo

Em jogo de mais de 3 horas, Nadal perde de virada na semi do Aberto do Rio

Rafael Nadal na partida contra Pablo Cuevas pela semi do Aberto do Rio - Deco Pires/Fotojump
Rafael Nadal na partida contra Pablo Cuevas pela semi do Aberto do Rio Imagem: Deco Pires/Fotojump

Do UOL, em São Paulo

21/02/2016 00h29

Rafael Nadal não desistiu, resistiu ao seu cansaço, mas não foi suficiente e caiu na semifinal do Aberto do Rio para Pablo Cuevas. Em jogo muito difícil, que durou mais de 3 horas, o uruguaio virou a partida em cima do espanhol e fez 2 sets 1, com parciais de 6/7 (6-8) e 7/6 (7-3) e 6/4 para carimbar sua vaga na final deste domingo (21). 

Jogando contra a torcida, que apoiou o tempo inteiro Rafael Nadal, Pablo Cuevas parecia uma presa fácil para o espanhol. O uruguaio nunca havia vencido Nadal. "Estou muito feliz, porque Nadal é um grande jogador, eu sabia que tinha que estar tranquilo e não consegui vencer nas outras duas partidas que fizemos. Eu sabia que tinha que fechar ali no 5/3, estou muito cansado, mas feliz", disse ao SporTV depois da vitória. 

Além da vantagem nos confrontos diretos, Nadal também tinha a vantagem do ranking a seu favor. Quarenta posições separam os tenistas. O espanhol é o quinto do mundo, enquanto o uruguaio, o 45.

Rafael Nadal começou muito bem a partida e forçou bastante seus saques, abrindo logo 3 a 0. O uruguaio, no entanto, não se abalou. Confirmou o serviço no quarto game e arrancou o empate contra o espanhol.

O jogo ficou muito disputado ponto a ponto, mas com Rafael Nadal sempre superior. Com Cuevas lutando muito, o primeiro set se arrastou sem com que nenhum dos tenistas conseguisse disparar no placar. E o duelo foi para o tie-break, fechado pelo espanhol, por 8-6 após 1h14.

O segundo set começou como acabou o primeiro. Muito disputado para os tenistas. Cuevas começou fazendo o primeiro game, mas Nadal logo se recuperou. O jogo, no entanto, ficou mais disputado ainda, quando o uruguaio abriu 5-3 e acabou quebrado pelo espanhol: 5-4.

Na sequência, Nadal ainda confirmou o seu serviço e empatou o jogo. Cuevas ainda fez 6/5. A confiança de Nadal, no entanto, não foi suficiente para voltar à liderança do duelo, mesmo levando o jogo para o tie-break. 

O terceiro set foi o mais equilibrado dos três com os dois tenistas confirmando seus serviços em todos os games. Cuevas também se mostrou seguro com dois aces. Apenas no sétimo game da etapa que o uruguaio conseguiu a primeira quebra do set, ficando em vantagem de 4/3 e se manteve na frente a partir de então, fechando o set em 6/4 com um belo ace. 

Pablo Cuevas pegará o argentino Guido Pella na final. A partida será disputada neste domingo, não antes das 18h30.