Topo

Tenista russo é banido da ATP por fraudar resultados de 12 jogos em 3 anos

O tenista russo Andrey Kumantsov, banido da ATP por fraudar resultados de jogos - Reprodução/Facebook
O tenista russo Andrey Kumantsov, banido da ATP por fraudar resultados de jogos Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/06/2014 20h12

O tenista russo Andrey Kumantsov foi banido pela ATP por fraudar os resultados de 12 partidas entre 2010 e 2013 para beneficiar apostadores. O atleta de 27 anos foi considerado culpado pela Unidade pela Integridade do Tênis.

Presente no circuito internacional desde 2005, quando tinha 19 anos, Kumantsov não atua desde abril da última temporada.  Sua melhor posição no ranking da ATP foi atingida em 2010, com o 261º lugar, coincidentemente quando foram começaram a ser realizados os jogos fraudados pelo atleta.

A ATP não divulgou os 12 jogos fraudado por Kumantsov. Mas chamou atenção o número de jogos dos quais o russo desistiu no período: somente em 2012, o atleta deixou a quadra em quatro jogos, tendo participado de apenas cinco torneios. Contra Jurgen Zopp, inclusive, ele vencia por 2 sets a 0 quando se retirou de quadra alegando tontura.

O tenista russo não está entre os mais vitoriosos do circuito internacional, tendo arrecadado “apenas” 103.856 dólares (cerca de R$ 230 mil) em premiações de torneios na carreira. No total, ele disputou só dois torneios principais da ATP.