Topo

Nadal revela que separação dos pais motivou desistência de Wimbledon em 2009

Nadal chora ao anunciar sua desistência de Wimbledon-2009 alegando lesão nos joelhos - John Voos/Reuters
Nadal chora ao anunciar sua desistência de Wimbledon-2009 alegando lesão nos joelhos Imagem: John Voos/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/08/2011 11h01

Dois anos depois de ter deixado a liderança do ranking mundial ao desistir de jogar em Wimbledon na tentativa de defender título, Rafael Nadal escreveu em sua autobiografia ainda não-lançada que foi afetado por problemas familiares e disse que a causa de sua desistência não foi apenas a lesão nos joelhos, mas a separação dos pais.

  • AFP

    Rafael Nadal não jogou em 2009 por problemas de família segundo trecho de sua biografia que foi publicado pelo jornal britânico Daily Telegraph

Justamente no momento em que Nadal vivia pela primeira vez com o status de melhor tenista do mundo após a conquista do Aberto da Austrália de 2009 sobre o suíço Roger Federer, o espanhol passou a conviver com o desentendimento entre os pais.

A separação acabou ocorrendo e depois dela Rafael Nadal não conseguiu defender o título de Roland Garros perdendo para o sueco Robin Soderling nas quartas de final e ainda ficou fora de Wimbledon por lesão nos joelhos, voltando apenas no final do ano para o Aberto dos Estados Unidos.

“Meus joelhos foram a razão imediata, mas eu sei que a raiz do problema estava no meu estado mental”, alegou Nadal em trecho de sua autobiografia que foi publicado no jornal Daily Telegraph.

Nadal revelou que mesmo com o bom momento no tênis, fora das quadras era difícil conseguir manter o foco e citou até problemas para dormir.

“Se sua cabeça está em permanente estresse, você dorme pouco e sua mente é distraída – exatamente os sintomas que eu estava mostrando naquele momento – o impacto de seu corpo é devastador”, declarou o espanhol.

“Meus pais são o pilar da minha vida e o pilar tinha se desintegrado”, completou o espanhol que garante ter se recuperado mentalmente após a pausa para a recuperação dos joelhos.