UOL Esporte Tênis
 
29/10/2010 - 16h01

Russa Elena Dementieva anuncia aposentadoria após derrota em Doha

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Elena Dementieva chora ao anunciar sua despedida do tênis, após derrota no WTA Championships, nesta sexta-feira. Russa foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

    Elena Dementieva chora ao anunciar sua despedida do tênis, após derrota no WTA Championships, nesta sexta-feira. Russa foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Elena Dementieva anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria do tênis após ser derrotada pela italiana Francesca Schiavone, por 2 sets a 0 (6-4, 6-2). A tenista russa, de 29 anos, foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e fazia sua 10ª participação no torneio de encerramento da temporada da WTA.

A derrota para Schiavone impediu que a russa avançasse às semifinais do WTA Championships, de Doha, pondo fim a uma temporada marcada por lesões e uma carreira cujo principal título foi o primeiro lugar em Pequim-2008.

Além disso, Dementieva conquistou 16 títulos da WTA e foi vice-campeã por duas vezes de torneios Grand Slam. O anúncio foi feito de surpresa, após derrota nesta sexta-feira. “Eu gostaria de agradecer todas as pessoas ao redor do mundo por me apoiarem”, afirmou a tenista na presença da mãe, que não conseguiu conter as lágrimas. “Eu sou muito emocional e é difícil dizer adeus”, disse Dementieva.

Após o anúncio, Vera Zvonareva pegou o microfone para agradecer sua compatriota. “A Rússia está orgulhosa de você. Você fez muito não apenas ao tênis russo, mas para o esporte da Rússia. Você tem sido uma inspiração, um modelo para as crianças”, disse.

Na temporada passada, Dementieva alcançou sua melhor posição no ranking com o terceiro lugar, além de ter ganho mais de US$ 14 milhões ao longo da carreira.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host