UOL Esporte Tênis
 
Reuters

Maria Sharapova perdeu na primeira rodada em Tóquio, onde conquistou dois títulos

27/09/2010 - 09h39

'Quarentona' bate Sharapova em Tóquio; Ivanovic vence na estreia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A um dia de fazer 40 anos, a japonesa Kimiko Date Krumm ganhou um belo presente. A tenista número 67 do mundo desbancou logo na primeira rodada do torneio de Tóquio a musa russa Maria Sharapova, de 23, vencendo em três sets, por 7-5, 3-6 e 6-3. Krumm, que se aposentou entre 1996 e 2008, já foi 4ª do mundo.

A partida levou 2h09 e teve Sharapova abusando dos erros. Apesar de ter feito sete aces, a russa, atualmente 15ª do mundo, cometeu 11 duplas faltas, permitindo cinco quebras de saque para a japonesa.

Sharapova e Krumm nunca haviam se encontrado no circuito profissional, mas tinham a curiosidade de ambas deterem títulos em Tóquio. A japonesa foi campeã há 15 anos na capital de seu país, enquanto Sharapova foi a vencedora em 2005 e 2009.

Depois de um longo período de aposentadoria, com 12 anos afastada, Krumm retornou ao circuito em 2008. Neste ano, agora tem cinco vitórias contra tenistas do top 20. Na próxima rodada, ela encara Daniela Hantuchova, da Eslováquia.

“Jogando contra uma atleta que foi número 1 e defendia o título, eu sabia que tinha de dar o melhor. Eu estava cansada, voltei da Coreia ontem, mas meu corpo se recuperou”, comemorou a tenista, a mais velha atualmente no circuito e segunda mais velha a conquistar um título, aos 38, na Coreia. O recorde é de Billie Jean King, aos 39, em 1982.

“É incrível. Isso só mostra como ela ficou em grande forma mesmo afastada do tênis. Ela está incrivelmente em forma”, disse Sharapova.

Krumm parou em 1996, no ano em que igualou sua melhor campanha em Grand Slams. Ela foi semifinalista em Wimbledon - no total, na carreira, foi a três semi de torneios deste porte, todos antes da aposentadoria precoce. O anúncio do retorno foi feito aos 37 anos, em 2008, por influência do marido, o piloto Michael Krumm, com quem se casou já depois que parou de atuar.

Safina voltou aos holofotes ao eliminar Dinara Safina em Roland Garros, tenista ex-líder do ranking. Nesta segunda, Safina foi derrotada por Julia Goerges, da Alemanha, por 6-1, 5-7 e 6-1.

Mais resultados

Também pela primeira rodada do torneio, outra musa teve destino diferente e segue na competição. A sérvia Ana Ivanovic enfrentou a russa Alisa Kleybanova e não teve dificuldades para vencer em 1h03: 6-3 e 6-2. Ivanovic joga na segunda rodada contra Yanina Wickmayer ou Marion Bartoli.

Na segunda rodada, Jelena Jankovic, também da Sérvia, venceu Alona Bondarenko, da Ucrânia, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host