UOL Esporte Tênis
 
14/08/2010 - 09h03

Wimbledon vai abrir mão do branco nos Jogos Olímpicos de Londres-2012

Da Folhapress
Em São Paulo

Mais tradicional torneio do tênis, Wimbledon tem um código de vestimenta que requer que os atletas entrem nas quadras de grama predominantemente de branco. Em 2012, porém, os tenistas poderão quebrar essa regra no All England Lawn Tennis Club. Não no Grand Slam, mas pouco depois, na Olimpíada de Londres. Chefe-executivo do clube, Ian Ritchie, afirmou que Wimbledon não hesitou em permitir cores nos uniformes nos Jogos Olímpicos.

‘Sempre apoiamos muito a organização da Olimpíada’’, afirmou o dirigente. ‘Esperamos um tipo diferente de público. Não é uma repetição do Grand Slam, mas sim uma competição à parte, com seu próprio estilo e será disputado de sua própria maneira.’’

Assim, Rafael Nadal (simples) e Roger Federer (duplas) poderão defender seus títulos até de rosa, como estão atuando em Toronto. Há também outra mudança. Só 12 das 17 quadras disponíveis serão utilizadas na Olimpíada, o que vai diminuir a capacidade do complexo londrino de 40 mil para 26 mil torcedores.

Mas a tradição de não marcar rodadas noturnas será mantida na Olimpíada, que terá partidas começando às 11h. As disputas devem terminar por volta das 20h. O teto da quadra central também poderá ser usado, como acontece no Grand Slam, em caso de chuva. O torneio olímpico de tênis está marcado inicialmente para começar no dia 28 de julho de 2012, apenas 20 dias após o fim de Wimbledon.

O All England Lawn Tennis Club realizou testes neste ano e garante que as quadras de grama estarão em condições de uso na Olimpíada. Debbie Jevans, diretora de esportes e instalações de Londres-2012, disse que os organizadores estão confiantes no interesse do público.

‘Haverá muitas pessoas que não compram ingressos para Wimbledon’’, disse ela. Em 2012, pela primeira vez haverá duplas mistas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host