UOL Esporte Tênis
 
Bertrand Guay/AFP

Soderling cumprimenta o árbitro, enquanto Federer deixa a quadra derrotado nas 4ªs

01/06/2010 - 14h42

Soderling volta a bater um nº 1 e faz Federer ter pior GS desde revés para Guga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Robin Soderling provou ser um “bicho-papão” de números 1 do mundo em Roland Garros e fez algo que apenas Gustavo Kuerten havia conseguido desde 2004. Nesta terça-feira ele venceu o líder do ranking Roger Federer e pelo segundo ano seguido eliminou o atual campeão do Grand Slam parisiense, como fizera com Nadal em 2009. Mais do que isso, em partida que chegou a ser paralisada pela chuva, ele se classificou à semifinal ao bater o suíço (3-6, 6-3, 7-5 e 6-4), que diz adeus com seu pior desempenho em Grand Slam desde 2004, quando caiu na terceira rodada contra Guga, também em Paris.

No último ano, o sueco (7º do mundo) surpreendeu ao eliminar Rafael Nadal. Além de não chegar ao pentacampeonato, o espanhol então número 1 do mundo perdeu pela primeira vez em Roland Garros em toda a sua carreira como profissional.

Já Federer lamenta seu pior resultado em exatos seis anos. Desde o Aberto da França de 2004 ele não caia antes de uma semifinal de Grand Slam. Naquele ano, ele vinha de títulos no Aberto dos EUA-2003 e no Aberto da Austrália-2004, os dois primeiros em torneios deste porte na carreira.

Desde aquela última derrota em quartas de final, Federer havia disputado 23 Grand Slams, conquistando 14 títulos e ficando fora da decisão apenas três vezes em Grand Slams, mas sempre chegando ao menos às semifinais. Em 2009, bateu justamente Soderling para ser campeão em Roland Garros.

Além da marca negativa, Federer está arriscado de perder o posto de número 1 do mundo para Rafael Nadal. Para isso, o espanhol precisa ser campeão.

Recordistas em semifinais consecutivas*

TENISTA SEMANAS PERÍODO
Roger Federer
23
2004/2010
Ivan Lendl
10
1985/1988
Rod Laver
10
1960/1962
Ashley Cooper
8
1957/1958
Jack Crawford
7
1933/1934
  • *A marca indica os tenistas que chegaram consecutivamente ao menos até as semifinais de torneios de Grand Slam

Soderling ainda quebrou uma freguesia que durava também desde 2004, data da primeira partida entre ambos. Em 12 partidas contra Federer, ele havia perdido todas até esta terça-feira - vencera apenas dois sets no histórico contra o número 1.

Para o sueco, seu crescimento no torneio foi a chave. “Senti a confiança aumentar e fui melhorando partida a partida. Senti que joguei muito bem hoje”, disse ele, já se acostumando a bater favoritos. “É ótimo jogar na quadra central e enfrentar um número 1 do mundo.”

Com este resultado, Soderling terá pela frente o tcheco Tomas Berdych, 17º do ranking, que passou por Mikhail Youzhny, da Rússia, por 3 sets a 0. Caso passe pela semifinal, ele repetirá a campanha de 2009, quando perdeu justamente para Federer na decisão, no primeiro título do suíço em Paris.

O JOGO

Roger Federer começou a partida como é seu habitual, mostrando segurança e não deixando espaços para Soderling. No oitavo game, momento mais propício do set, pressionou, conseguiu a quebra, e em 5-3 só confirmou o saque para fechar na frente.

FININHO: "Ao Revoir Roger Federer"

"Se em 2009 Soderling já tinha derrotado o todo poderoso no saibro, mais uma vez ele mostrou que é um dos caras mais difíceis de enfrentar e que não respeita ninguém."

Neste início, Soderling comprometia seu jogo com erros (11 contra apenas três de Federer) e um aproveitamento muito baixo no primeiro serviço, com apenas 47% de acerto.

O segundo set iniciou a reação de Soderling, que se centrou no jogo e, acertando mais, passou a minar o número 1 do mundo. Uma quebra cedo e o fato de Federer não se encontrar fizeram com que o tenista empatasse com certa tranquilidade, no primeiro set perdido pelo suíço no torneio.

O equilíbrio foi a tônica do terceiro set. Pelo menos até a chuva aparecer e forçar uma paralisação de mais de uma hora. Foi a deixa para Soderling voltar melhor e, com uma quebra no primeiro game do retorno, fazer 6-5 e fechar em seguida a parcial sacando. Os números do sueco melhoraram, atacando Federer com 15 winners na parcial.

Soderling decidiu a partida no nono game do quarto set. Fazendo o que costuma ser a aposta de Federer, conseguiu dois break-points e converteu o segundo. Com 5-4 e o serviço, apenas sacou para derrubar o atual campeão.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host