UOL Esporte Surfe
 
04/05/2009 - 07h02

Apesar de precoce, 'veterana' Bruna Schmitz já tem dez anos de surfe

Renan Prates
Em São Paulo
Apesar de ter apenas 19 anos e já estar na elite do surfe mundial, a brasileira Bruna Schmitz - natural de Salto de Lontra (interior do Paraná) - pode ser considerada uma veterana no esporte. Seu início foi aos 9 anos em uma escolinha em Matinhos, litoral do Paraná.

CONTRA 'PRECONCEITO PELA BELEZA'
Divulgação
A brasileira Bruna Schmitz cresceu no surfe de uma forma muito precoce. Com apenas 19 anos, já conquistou resultados expressivos na elite mundial (foi a quinta colocada na primeira etapa do WWT - WCT feminino). Mas, desde o início da carreira, Bruninha luta contra outro problema: o preconceito por ser bela.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SURFE
"Descobri a Bruna com 9 para 10 anos de idade, em uma escolinha de verão que tinha em torno de 60 alunos. Das 30 meninas, a única que resistiu foi ela, não tanto pelo talento, mas sim porque era uma menina guerreira", relembra o manager de Bruninha, Rodrigo Tusca.

Tusca valorizou a fama da região de revelar talentos para o surfe - nomes como Peterson Rosa e Jihad Kodr também começaram lá - para ressaltar o 'berço' de Bruna. "Matinhos tem uma direita [onda] muito perfeita, rara no Brasil".

A ascensão de Bruninha no surfe foi meteórica. Com 15 anos, ela decidiu se profissionalizar, e foi vice-campeã de uma etapa do Supersurf. Com 16, já tinha dois títulos brasileiros sub-16 no currículo, quando decidiu se aventurar em algumas etapas do WQS (espécie de segunda divisão do surfe mundial).

Com 18, Bruninha conseguiu de forma inédita a vaga no WWT (WCT feminino - primeira divisão), figurando ao lado de Jacqueline Silva e Silvana Lima como as melhores surfistas do país na atualidade. E, logo na primeira etapa do WWT em 2009, foi a quinta colocada - melhor posição do país na ocasião.

"Foi a alegria do ano, pois a gente não esperava, nem havia planejado, já que era a estreia dela na elite, e ela é uma das mais novas do circuito", elogiou Tusca.

BRUNINHA NO WWT EM 2009
Divulgação
Bruna Schmitz coleciona bons resultados na sua estreia na elite
Divulgação
A brasileira, atualmente, ocupa a nona colocação do ranking mundial
1ª etapa - Gold Coast - 5º lugar
2ª etapa - Bells Beach - 9º lugar
MAIS FOTOS DA MUSA DO SURFE
"Às vezes me lembro de quando comecei a surfar, e, claro, desde o começo já queria ser surfista profissional, mas não imaginava que as coisas iriam fluir desta maneira. Eu fiquei muito feliz com o meu quinto lugar, é um ótimo começo, mas a gente sempre quer mais", complementou Bruninha, que se define como "dedicada, teimosa e um pouco distraída, mente avoada".

No surfe, Bruninha também arranjou um namorado: o surfista francês Jeremy Flores, que compete no WCT. "Ele me ensinou muito durante todo esse tempo, é muito bom poder estar na presença de alguém que sempre quer te ajudar, te apoiar, e alguém que sempre está lá por você", valorizou a surfista.

A brasileira também revelou o que gosta de fazer nas horas vagas. "Eu gosto muito de ir pra academia, e quando estou em casa adoro assistir novelas, ficar com minha família e meus dois chihuahuas".

Mas mesmo com tantos lugares já visitados no mundo em apenas 19 anos de vida, Bruninha disse que sente muita falta do Brasil. "Sinto principalmente do que fica no Brasil quando eu viajo, que é minha família, meus amigos e minha casa. É sempre bom poder voltar pra casa".

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host