Topo

Melhor da história? 'Surfista comentarista' pega tubo incrível em Mavericks

Divulgação/WSL
Imagem: Divulgação/WSL

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

11/01/2021 11h38

O surfista e comentarista da WSL (World Surf League), Peter Mel, deixou o mundo do surfe em êxtase com uma onda que pegou na última sexta-feira (8), em Mavericks, na Califórnia (EUA), uma das mais temidas ondas grandes do mundo.

Peter Mel teve uma atuação perfeita dentro da onda, inclusive pegando um tubo e 'saindo na baforada' - algo não muito comum nas ondas de Mavericks (assista ao vídeo abaixo). E isso tudo com o filho, John, assistindo a tudo do canal.

"Ele se posiciona para surfar o que só pode ser considerado o melhor tubo de todos os tempos em Mavericks", publicou a WSL em uma matéria na sua página.

"Houve muitas ondas históricas em Mavericks ao longo dos anos. A 'crucificação' de Jay Moriarty que ficou famosa na capa da Surfer Magazine em 1994 e o tubo de Shane Dorian em 2010 são duas que vêm à mente. Mas depois de uma vida inteira de dedicação e sacrifício, Peter Mel levou as coisas a um nível totalmente diferente", acrescenta a reportagem.

A façanha de Peter Mel fez com que o mundo do surfe se rendesse a ele. "Foi a melhor onda da história do surfe?", pergunta um surfista aos 50 segundos do vídeo acima. A onda já vem sendo apontada como 'a melhor da década' por vários sites especializados.

Surfista Carlos Burle - Divulgação - Divulgação
Carlos Burle, surfista brasileiro
Imagem: Divulgação

Entrevistado pelo UOL Esporte, Carlos Burle, especialista em ondas grandes e um dos surfistas brasileiros mais respeitados de todo o mundo, disse que foi a melhor onda já surfada em Mavericks na remada.

"Eu acredito que sim, porque fazer o que ele fez, dropar no lugar certo, quase embicando, deu uma cavada debaixo do tubo, e passou naquele tubão... 'Ah, não foi tão fundo'. Pra onda grande, é profundo. Tudo que ele fez, foi de extrema dificuldade. Fez tudo com maestria e merece todo esse reconhecimento que está tendo, inclusive de nós da comunidade de onda grande. Fico muito feliz porque ele é um cara muito legal, muito equilibrado", afirmou.

Peter Mel já foi surfista do Circuito Mundial, um cara muito talentoso, de manobras modernas na época dele. E os caras moram lá, né? 1h30 de carro. Começaram a explorar 20 anos atrás. Não foram pioneiros, mas moram lá perto. O pai dele é shaper também, e o cara é dono de surfshop, enfim, a família respira surfe. Competimos juntos, e ele é um gentleman. Ele fez um excelente trabalho quando estava diretor do Big Wave Surf. E eu acredito muito no surfe como um esporte místico. Você rema sua vida toda, você treina, mas não controla o ambiente. Vem uma onda dessa, perfeita, e você tem que estar no lugar certo para pegar essa onda. Ainda mais em onda grande. Isso se chama 'good karma'. Você tem um cara de 51 anos de idade fazendo um surfe incrível, numa onda muito difícil, e ele só conseguiu fazer isso porque todos esses elementos estavam presentes, e ele merecia, realmente. Eu estou muito feliz, mandei mensagem pra ele. É a temporada da vida dele. O cara com 51 anos, feliz, com a família dele, com o filho, e tudo isso é muito karma.
CARLOS BURLE

Kai Lenny, surfista de ondas grandes e um dos mais completos 'homens aquáticos' do mundo, cravou que esta foi 'a melhor onda já surfada em Mavericks, com certeza'. Já Nathan Florence, irmão do campeão mundial John John Florence, escreveu 'absolutamente incrível'.