Topo

Surfistas brasileiras criam competição virtual durante quarentena

"Shaka Girls Virtual Surf Contest" - Reprodução / Instagram / Robin Lanei
"Shaka Girls Virtual Surf Contest" Imagem: Reprodução / Instagram / Robin Lanei

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 08h45

Enquanto o universo dos esportes está parado por causa da pandemia do novo coronavírus, Yanca Costa e Isabela Saldanha decidiram organizar uma competição diferente. As surfistas brasileiras criaram um torneio de vídeos de surfe. A brincadeira, que ganhou o nome de "Shaka Girls Virtual Surf Contest", funciona em uma página no Instagram.

Para participar, é preciso enviar um vídeo surfando de no máximo 15 segundos. A votação para escolher a melhor de cada bateria e também a vencedora acontece via enquete nos Stories do Instagram. As vencedoras de cada categoria são divulgadas também em posts.

Mas a ideia da competição, além de manter as pessoas entretidas durante o período de isolamento, é também mostrar mais sobre o surfe feminino e as atletas brasileiras.

"Uma das razões para gente fazer esse Instagram foi para ajudar a movimentar o surfe feminino. E já está dando o que falar, estou muito feliz", contou Yanca em entrevista ao O Globo.

"Mesmo não percebendo, a maioria dos homens têm sim preconceito com as meninas dentro d'água. O mais comum é acharem que não vamos entrar nas ondas e nos "rabearem" (entram nas nossas ondas)", completou Isabela.

A página Shaka Girls BR, que foi criada há apenas quatro dias, já tem quase dois mil seguidores.