Topo

Italo Ferreira é campeão em Portugal e desbanca Medina na ponta do ranking

Italo Ferreira em ação na etapa de Portugal do WSL - Henrique Casinhas/LightRocket/Getty Images
Italo Ferreira em ação na etapa de Portugal do WSL Imagem: Henrique Casinhas/LightRocket/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/10/2019 13h24

Os surfistas Italo Ferreira e Jordy Smith se enfrentaram na final em Portugal para definir o campeão da etapa e estabelecer quem assumiria a ponta do ranking da World Surf League, que era de Gabriel Medina até a manhã de hoje. E quem levou a melhor foi o brasileiro.

Italo demorou até pegar sua primeira onda. Contudo, ele já encantou os fãs que acompanhavam a final da areia em sua primeira tentativa ao realizar um aéreo espetacular que lhe garantiu logo de cara uma nota 10.

O sul-africano tentou, mas não conseguiu reverter a grande vantagem que Italo obteve. No fim, Italo somou 18.43, enquanto Smith totalizou apenas 8,10, e garantiu o título da etapa portuguesa. A nota de Smith ainda caiu para 6,17 após uma penalização aplicada ao sul-africano por conta de uma interferência.

Agora, Italo Ferreira tentará manter a liderança do ranking na última etapa do WSL, que será em Pipeline, no Havaí, a partir de 8 de dezembro. Como as duas piores etapas são descartadas, Medina e Ferreira terão vantagem ainda maior sobre Smith na briga pelo título caso eles avancem até as oitavas de final.

Confira como ficou o top 5 ranking masculino da WSL:

  1. Italo Ferreira - 51,070 pontos
  2. Gabriel Medina - 50,005 pontos
  3. Jordy Smith - 49,985 pontos
  4. Filipe Toledo - 49,145 pontos
  5. Kolohe Andino - 44,665 pontos
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado inicialmente, a nota de Jordy Smith na final da etapa de Portugal do WSL foi 6,17, já que o sul-africano perdeu pontos por conta de uma interferência.