Topo

Brasileiro bate Fanning, mas etapa do Mundial de Surfe é adiada pela 5ª vez

O surfista brasileiro Ítalo Ferreira - Ed Sloane/WSL
O surfista brasileiro Ítalo Ferreira Imagem: Ed Sloane/WSL

Do UOL, em São Paulo

16/12/2017 20h06

Após quatro dias seguidos de adiamento, o Pipe Masters, última etapa do Mundial de Surfe, voltou às atividades neste sábado (16), mesmo que por pouco tempo. Ainda sem condições de ondas consideradas ideais, a organização do torneio realizou as três baterias restantes da primeira rodada, em espera desde a última segunda-feira (11), e depois paralisou a disputa pela quinta vez, deixando o início da repescagem para o dia seguinte.

Foi o tempo suficiente para que o brasileiro Ítalo Ferreira vencesse a sua bateria, garantindo vaga direta na terceira rodada. Com nota 12,90, ele fechou o dia superando o australiano Mick Fanning (10,80), três vezes campeão mundial, e o português Frederico Moraes (9,27).

Há previsão de ondas grandes e ideais para competição para este domingo (17). Caso o mar favoreça, será dia de abrir a repescagem do Pipe Masters. O brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial em 2014, está escalado para a primeira bateria, contra o havaiano Dusty Payne.

Derrotado logo na primeira rodada, Medina tem de passar pela repescagem para manter vivas as chances de título mundial. Ele é o segundo colocado no ranking do Championship Tour (CT), a divisão de elite do surfe, com 50.250 pontos. Para ficar com a taça, precisa vencer a etapa havaiana e torcer para que o líder da competição, o havaiano John John Florence, não chegue à bateria final.

A primeira chamada para a repescagem está marcada às 15h30 (de Brasília).