Rio-2016 apresenta 1º orçamento amanhã. Chefe do COI promete custo razoável

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • EFE/ARNE DEDERT

    Thomas Bach, presidente do COI, disse que o orçamento para os Jogos no Rio será 'razoável'

    Thomas Bach, presidente do COI, disse que o orçamento para os Jogos no Rio será 'razoável'

Quatro anos depois de o Rio de Janeiro ser escolhido sede da Olimpíada, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 finalmente apresentará seu primeiro orçamento do evento. Nesta quinta-feira, o órgão divulgará a lista de preparativos e custos de tudo o que será pago pelo próprio comitê. Investimentos governamentais não serão incluídos no documento.

Por enquanto, os gastos do comitê com a Rio-2016 ainda são sigilosos. Em visita ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira, entretanto, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, adiantou algumas informações e avisou: "o orçamento será razoável. O custo está perto do que foi informado na candidatura".

Quando o Rio se candidatou a sede da Olimpíada, em 2009, foi informado que o Comitê Organizador dos Jogos gastaria cerca de US$ 2,8 bilhões com o evento. Esse valor seria investido em equipamentos, estruturas complementares e na própria manutenção da entidade.

A divulgação desse orçamento havia sido prometida presidente do Comitê Organizador, Carlos Nuzman, para o primeiro semestre de 2013. Depois, foi adiada para o final do ano. Acabou ficando mesmo para 2014.

Ressalta-se que o documento será apenas uma parte do orçamento olímpico. Na semana que vem, a APO (Autoridade Pública Olímpica) apresentará a chamada Matriz de Responsabilidades da Rio-2016 e divulgará quais os investimentos governamentais têm que ser feitos até a Olimpíada do Rio. Isso não sai na quinta.

Segundo Bach, o orçamento governamental inclui um "plano de transformação" do Rio que foi posto em execução para a Olimpíada. "Será muito transparente e razoável também", complementou.

Andamento das obras

Em entrevista coletiva concedida pouco antes de deixar o Rio de Janeiro, Bach também foi questionado sobre o andamento das obras olímpicas. Ele não quis entrar em detalhes sobre as condições de cada projeto, até porque só sobrevoou o que está sendo feito na capital fluminense.

Mesmo assim, Bach disse que "não há um dia para perder" na preparação para a Rio-2016. "A boa notícia", complementou, "é que todos os envolvidos já entenderam isso."

O presidente do COI afirmou que encerra sua primeira visita oficial ao Rio satisfeito. Disse que viu grande comprometimento de governo e organizadores com a Olimpíada e que, por isso, o evento será um sucesso no âmbito esportivo e de legado para a população.

Outros esportes na Rio-2016

Bach ainda revelou uma pequena possibilidade de a Olimpíada do Rio ter ainda mais modalidades do que já havia sido divulgado. O presidente do COI afirmou que, apesar de todos os prazos para a inclusão de esportes terem acabado, existe uma discussão sobre o assunto no Comitê Olímpico e não descartou mudanças no programa.

"Os prazos [para alteração] acabaram, mas ao mesmo tempo há uma discussão sobre a agenda olímpica no COI", disse. "Faltando dois anos e meio para a Olimpíada. Seria um desafio grande mudar o programa."

UOL Cursos Online

Todos os cursos