Por 2020, Istambul repete discurso de "nova fronteira" usado por Rio-2016

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Buenos Aires (Argentina)

Em sua apresentação pela Olimpíada 2020, Istambul adotou o discurso de que sua escolha representa a abertura de uma nova fronteira para o movimento olímpico. É um discurso similar ao que levou o Rio de Janeiro à vitória, em 2009, na disputa pela sede dos Jogos de 2016. A expansão do evento para um país de maioria islâmica ao lado do Oriente Médio foi apontado como trunfo.

"Como uma nação de maioria islâmica, vai mudar uma imagem da nossa região que precisa de paz", afirmou o primeiro-ministro turco, Erdogan. O país é laico, sem religião oficial, mas a maior parte da população é muçulmana. Sua mensagem também é uma forma de amenizar críticas a Istambul por conta da proximidade de áreas violentas, como a Síria que enfrenta uma guerra civil. A Turquia também teve protestos recentes contra o governo como o Brasil.

"Há uma grande necessidade de paz na região. Por isso, acreditamos que estar em Istambul vai levar essa mensagem de paz e amizade. Nosso país tem diversidade e união."

Também houve um discurso de exaltação à nova geração turca, já que o país tem uma maioria de jovens.  "A história nos diz que o COI (Comitê Olímpico Internacional) é mais forte quando inspira jovens. Se trouxer os Jogos para nosso país, chegará a uma nação jovem", acrescentou Erdogan

No palco, esteve a tenista Cagla Buyukakcaya para representar essa nova geração e houve uma bancada de atletas novatos colocada no auditório para simbolizar essa caraterística do país.

"É uma nova região, uma nova geração. É uma chance de se mover para frente", defendeu Hasan Arat, chefe de candidatura de Istambul, repetindo discurso do Rio que queria levar a Olimpíada à América do Sul pela primeira vez. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos