Organização adia para o fim do ano divulgação do custo da Olimpíada de 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Orçamento de gastos deve ser divulgado apenas no final de 2013

    Orçamento de gastos deve ser divulgado apenas no final de 2013

Em meio a uma onda de protestos contra gastos públicos em grandes eventos esportivos, os organizadores da Olimpíada do Rio de Janeiro adiaram mais uma vez a divulgação do orçamento dos Jogos de 2016. O custo do megaevento, o qual seria revelado no primeiro semestre deste ano, agora, só será apresentado no final de 2013.

O adiamento foi comunicado nesta sexta-feira pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e pela EOM (Empresa Olímpica Municipal) do Rio, dois dos principais órgãos envolvidos na organização da Olimpíada. Governo federal e governo do Estado do Rio de Janeiro também têm investimentos para os jogos, ainda não o consolidaram para que possam compor um orçamento oficial.

Da parte do Comitê Rio-2016, Leonardo Gryner, diretor-geral de Operações, informou que os custos ainda estão em análise e, por isso, não foram divulgados. Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê, havia dito que eles seriam apresentados até julho. Gryner informou nesta tarde uma nova previsão. "Esperamos divulgar até o final do ano."

Nesta mesma época, deve ser divulgado o orçamento da prefeitura do Rio para os Jogos, assim como o orçamento estadual e federal. O TCU (Tribunal de Contas da União) já cobrou a APO (Autoridade Pública Olímpica) sobre os atrasos na apresentação do plano de gastos. Segundo a presidente da EOM, Maria Silvia Bastos, ele não foi divulgado ainda pois nem todos os projetos tem um nível de maturidade no qual seu custo está estimado com um grau aceitável de precisão.

Maria Silvia, entretanto, ressaltou que, no caso da prefeitura, a preparação do orçamento está bem perto de ser concluída. Segundo ela, a maioria das obras necessárias para os jogos já foi licitada. A definição do custo de quatro centros esportivos (tênis, natação, handebol e velódromo) é, basicamente, o que ainda precisa ser definido no que é de responsabilidade municipal.

Pela falta desses orçamentos, o prefeito Eduardo Paes evitou dar uma estimativa global de gastos municipais com a Rio-2016. Ele ressaltou que as obras mais complicadas já começaram e serão concluídas a tempo. "Todas as obras de infraestrutura e equipamentos olímpicos já tiveram sua obras iniciadas", afirmou.

Prefeitura do RJ vai levar desabrigados da Rio-2016 para área de risco

  • Vinícius Konchinski

    A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu levar para uma área de risco as cerca de 500 famílias que serão removidas da Vila Autódromo para a construção do Parque Olímpico dos Jogos de 2016. O terreno em que estão sendo erguidos os prédios nos quais viverão parte dos desabrigados pelas obras para a Rio-2016 tem possibilidade de deslizamento. Um estudo feito pelo próprio município comprova o fato.

Copa x Olimpíada

Paes fez uma longa apresentação sobre os preparativos da Olimpíada na sede do Comitê Rio-2016. Nela, voltou a comparar a organização dos Jogos Olímpicos com a da Copa do Mundo e criticou a Fifa. Segundo ele, ao contrário do COI (Comitê Olímpico Internacional), a entidade máxima do futebol não está preocupada com o desenvolvimento das sedes de seu principal torneio.

"Eu nunca fui procurado pela Fifa para saber se a Transcarioca [linha de ônibus expressa] está atrasada ou em dia. Eu acho que eles não tem nem ideia de onde fica a Transcarioca", afirmou. "O COI, sim, quer saber. Eles têm uma equipe dedicada só ao monitoramento do transporte como um todo do Rio."

O prefeito disse que, por causa do COI e também dos governos, a Rio-2016 "servirá à cidade, e não ao contrário". "Temos desafios enormes diante de nós, mas o legado para a cidade serão a marca desta Olimpíada."

UOL Cursos Online

Todos os cursos