UOL Esporte Jogos Olímpicos Rio 2016
 
Rafael Andrade/Folhapress

Operário trabalha na obra de expansão do metrô do Rio de Janeiro para as Olimpíadas

28/04/2011 - 12h49

Rio já admite que obras do metrô não chegarão à Gávea até 2016

Guilherme Coimbra
No Rio de Janeiro

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, admitiu nesta quinta-feira que a estação de metrô da Gávea não deverá ficar pronta até o início dos Jogos Olímpicos de 2016. A declaração foi feita após uma visita de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) às obras da linha 4 do metrô.

  • Sergio Lima/Folhapress

    AINDA EXTRAOFICIALMENTE, HENRIQUE MEIRELLES É APRESENTADO AO COI

    Henrique Meirelles ainda não é, oficialmente, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, órgão que vai coordenar a preparação governamental do Brasil para os Jogos do Rio 2016. Mesmo assim, nesta quarta-feira ele foi apresentado aos membros do Comitê Olímpico Internacional que estão no país para uma série de reuniões sobre os Jogos.

"A estação da Gávea envolve uma complexidade de engenharia que pode fazer com que a sua inauguração se dê um pouco depois do previsto”, explicou o secretário. “O desejo do governador Sérgio Cabral é entregar todas as estações dentro do prazo, mas estamos concentrados no objetivo prioritário, que é o corredor até o Jardim Oceânico (área da Barra mais próxima da Zona Sul)."

A visita foi acompanhada pela imprensa, técnicos dos governos estadual e municipal e membros de associações de moradores. Na segunda-feira passada, representantes desses grupos reivindicaram a extensão da linha 4 até a Alvorada.

"Nenhuma solução rodoviária é válida", comentou Sérgio Andrade, secretário-geral da Fambarra, a federação que congrega as associações de moradores da região. “O ideal é levar o metrô até a Alvorada. Mas enquanto isso não é possível vamos ficar de olho para que o metrô de fato chegue ao Jardim Oceânico em 2016”, completou.

Júlio Lopes comentou que o governo estadual está trabalhando para evitar o atraso da licença ambiental do trecho Gávea-Ipanema.

"Isso não terá nenhum impacto no cronograma, pois com as licenças que já foram aprovadas nós temos bastante trabalho", afirmou nesta quinta.

O secretário disse ainda que Philippe Bovy, consultor de Transporte do COI, "cobrou" que o shield do metrô da Barra fosse batizado com um nome de mulher, como é tradição em obras desse tipo mundo afora. O shield é um equipamento que permite pressurizar a retirada de terra e estruturar o túnel com anéis de aço durante a escavação.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host