UOL Esporte Jogos Olímpicos Rio 2016
 
04/01/2011 - 07h00

Logo de Rio-2016 agrada designers, que descartam possível plágio

Gustavo Franceschini
Em São Paulo

O logo dos Jogos Olímpicos de 2016 foi lançado sob muita expectativa, diante de milhares de pessoas, na praia de Copacabana. Três dias depois da festa, a peça está cercada por acusações de plágio que surgiram na internet. Consultados pelo UOL Esporte, designers se mostraram satisfeitos com a marca e descartaram a possível inspiração no símbolo de uma fundação norte-americana.

O IMBRÓGLIO DA LOGOMARCA DE RIO-16

  • Divulgação

    Peça foi criada pela agência Tátil, veio a público no Reveillon e agradou a maior parte dos designers

  • Reprodução

    Símbolo da ONG americana que já foi copiada pelo logotipo oficial do Carnaval de Salvador de 2004

  • Reprodução

    Montagem feita pelo designer Douglas Cavendish para defender que o logo de 2016 não é um plágio

  • Pesquisa de Guilherme Sebastiany

    Seleção de logos que também lembram conceitos ou formas dos de 2016 e da Telluride Foundation

Os elogios vieram de diversos lugares. Blogs brasileiros e internacionais de design manifestaram satisfação com a escolha da marca. O Caligrafitti, por exemplo, classificou o logotipo como “sensacional”.

“Eu amei o logo de 2016. Há um espírito ali. Tem muito movimento e a ideia de trabalhar e jogar juntos é algo que todos entendem. Ao mesmo tempo, também lembra os aros olímpicos. Parabéns ao designer e ao Comitê”, disse o designer norte-americano Felix Sockwell, que em julho chegou a recriar o logo da Copa do Mundo de 2014 em seu site, indignado com a qualidade da peça.

“É um ícone simples, que representa todo o espírito olímpico, ao mesmo tempo em que de alguma maneira representa a cultura local”, disse o site Brand New.

“O trabalho realizado procura atender com brio à encomenda e traz aspectos que o situam numa linhagem do design atual: o encantamento das curvas; a perfeição do algoritmo, que busca, como no ideal olímpico, superar a precariedade do gesto humano; a ilusão de tridimensionalidade e gradações abstratas de cor que terminam por abdicar da natureza planar do ritmo e do desenho modernos, em que menos era mais. A forma pura da razão”, disseram Elianne Jobim e Rodolfo Capeto, professores da Uerj, em artigo publicado pela Folha de S. Paulo.

Só que a euforia pelo logotipo durou pouco. Ainda no dia 1º de janeiro, o blog do Cruz publicou que a marca se assemelha à da Telluride Foundation, uma ONG norte-americana. O símbolo desta instituição havia sido “fonte de inspiração” em 2004 para a organização do Carnaval da Bahia.

O logotipo da Telluride Foundation, por sua vez, seria baseado na pintura “A Dança” do pintor francês Matisse. Fred Gelli, autor da peça, e o Comitê Organizador de 2016 negam a inspiração.

“O Comitê realizou uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016. E tanto o Comitê quanto o Comitê Olímpico Internacional [COI] avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos de 2016”, disse a entidade, em resposta aos questionamentos do UOL Esporte.

Os designers consultados também discordam da acusação. “São ridículas tais comparações. Aquela fundação tem o direito sobre formas que representam pessoas se abraçando? Acredito que não. O traço é diferente. A maneira como as pessoas se abraçam e se entrelaçam é diferente”, disse Daniel Campos, designer e criador do site LogoBR.

“São nítidas as diferenças de forma, silhuetas, traços e semântica entre as duas propostas. São dois desenhos completamente distintos nos aspectos formais, porém tem o mesmo contexto: ‘pessoas coloridas que se abraçam’”, disse Douglas Cavendish, designer gráfico que chegou a espalhar uma explicação no Twitter para elucidar o imbróglio.

Os designers concordam que aos olhos de um leigo, nem tão atento às formas e terminologias da área, a comparação parece plausível. Guilherme Sebastiany, sócio-fundador da agência Sebastiany, especializada em produção de logos, explica que as questões técnicas separam, sim, a coincidência de um plágio.

AGÊNCIA EXIBE PROCESSO DE PRODUÇÃO

“Toda vez que uma marca é criada, ela usa de um repertório que é comum. Usam-se cadeiras, objetos, maçãs, pessoas, etc. Até as abstratas usam objetos comuns. Todas seguem um repertório que qualquer um conhece. É normal. Só devemos estar com a atenção redobrada para que o resultado final tenha algo de único, seja um grafismo, um traço ou outro detalhe”, disse o designer.

O UOL Esporte tentou entrar em contato com a Telluride Foundation, mas não obteve resposta. Caso queira tomar alguma providência sobre o assunto, e ONG deverá ter dificuldade para convencer os juízes responsáveis, segundo o especialista consultado pela reportagem.

“Toda a criação desse gênero vai encontrar antecedentes. Neste caso você tem de levar em conta os direitos autorais e as marcas. No primeiro, você vai levar em conta não só a ideia, mas também a forma, porque a ideia [de pessoas se abraçando] é até junguiana. No tocante à marca, você não pode confundir o público com uma outra empresa. Por isso, eu não vejo grandes problemas”, disse Denis Barbosa, sócio do Denis Borges Barbosa Advogados, escritório especializado em propriedade intelectual. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host