A festa das nossas arquibancadas sempre foi linda e colorida. Mas podemos dizer sem medo de errar que os apaixonados torcedores brasileiros não merecem os cartolas que têm. A administração passional e amadora dos clubes brasileiros muitas vezes abriu margem para malfeitos. Às vezes, para beneficiar os próprios clubes, em busca de títulos. Outras, para beneficiar interesses próprios. Por pura ganância financeira.
Juca Kfouri, blogueiro do UOL e responsável, entre outras, pela denúncia da máfia da loteria esportiva nos anos 80, comanda o Futebol Bandido, podcast sobre o sempre surpreendente mundo da cartolagem do futebol, ao lado dos premiados repórteres Jamil Chade e Rodrigo Mattos.
O trio oferece nesta temporada bastidores de escândalos nacionais e internacionais, relembram investigações jornalísticas famosas e dissecam a personalidade de cartolas polêmicos. Dentre os episódios, contravenções envolvendo craques como Messi e Neymar, falcatruas em direitos de transmissão, chegando até as folclóricas viradas de mesa.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Futebol Bandido, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no Youtube. Além disso, o UOL Esporte montou, também, uma versão em texto da apuração do trio, para que você possa consumir a reportagem da maneira que preferir.
Depois de conhecer a trajetória polêmica de Ricardo Teixeira no primeiro capítulo, falar sobre a origem brasileira na corrupção na Fifa, revisitar as bizarrices da Copa de 2014 e como até os jogos da seleção brasileira entram na dança das mutretas, o podcast chega, em seu quinto capítulo, aos clubes do futebol brasileiro.