Embolou

Derrota do São Paulo após 17 jogos acirra briga pela ponta, e jogo com Galo vira "final"

Do UOL, em São Paulo Mauro Horita/Fhor Press/Agencia O Globo

Finalmente aconteceu. O São Paulo, que estava invicto havia 17 jogos, desde o dia 3 de setembro, foi derrotado pelo Corinthians e fez embolar a briga pela liderança do Campeonato Brasileiro.

O time de Fernando Diniz ainda é líder, mas seus principais concorrentes, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, venceram na rodada e encurtaram a distância. Os resultados transformaram a partida entre São Paulo e Atlético, na próxima quarta-feira (16), em uma decisão. Uma vitória mineira encurtaria a distância entre líder e vice-líder para apenas um ponto.

Na outra ponta da tabela, o Botafogo aprofundou seu drama ao perder para o Internacional e segurar de vez a lanterna da competição. Ainda no Rio, o Vasco arrancou um empate com o Fluminense nos minutos finais e viu aumentar a distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento, que agora é o Bahia.

A seguir, o UOL Esporte resume os destaques da 25ª rodada do Brasileiro.

Mauro Horita/Fhor Press/Agencia O Globo
DANILO FERNANDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Corinthians mantém São Paulo freguês

Tricolor segue sem vencer rival desde a inauguração da Arena

O Corinthians não apenas quebrou a invencibilidade do São Paulo, mas manteve uma longa freguesia para o rival dentro de casa. Nem a excelente fase técnica tricolor foi capaz de romper uma tradição incômoda, a de nunca haver vencido o Corinthians na Arena, desde a inauguração do estádio em 2014.

Com um gol de Otero no primeiro tempo, o alvinegro se impôs e não deu chances ao adversário. O retrospecto do clássico em Itaquera conta agora com 13 jogos: dez vitórias corintianas e três empates.

Ler mais

Entramos muito abaixo no 1º tempo. Tentamos melhorar no 2º tempo, mas não conseguimos. É muito ruim perder um clássico, mas a partir de hoje nossa equipe entra mais focada no nosso objetivo, na próxima final, que é um confronto direto.

Reinaldo, lateral do São Paulo

O [Vagner] Mancini acertou a equipe defensivamente. O time vem crescendo, ainda oscila, mas já tem uma identidade. Evoluiu, e isso é nitido. Tem dois meses de campeonato, e isso nos faz sonhar com mais coisas no campeonato.

Fábio Santos, lateral do Corinthians

Gabriel Machado/AGIF

Galo se prepara para decisão contra o líder São Paulo

Depois da vitória fora de casa sobre seu homônimo do Paraná, o Atlético-MG de Jorge Sampaoli se prepara para um jogo decisivo contra o São Paulo. Líder e vice-líder se enfrentarão na quarta-feira (16), no Morumbi, em partida que pode fazer a vantagem tricolor diminuir e acirrar ainda mais a briga pela ponta.

"Nos dá ânimo, otimismo, segurança para enfrentar o São Paulo, uma partida muito difícil. Vamos nos preparar nesse pouco tempo que temos para esta partida tão importante", afirmou Sampaoli.

Jorge Rodrigues/AGIF

Gabi tira gol do nome, mas marca dois de pênalti e Fla goleia

Santos poupou titulares de olho na Libertadores

Gabriel Barbosa não quer mais ser chamado de Gabigol. Mas em campo, continua perto das redes. O atacante, agora apenas Gabi, marcou duas vezes de pênalti e ajudou o Flamengo a golear o Santos por 4 a 1 no Maracanã. Celebrou seu primeiro gol com um abraço especial no goleiro Diego Alves, que enfrenta dificuldade para renovar seu contrato.

Gerson e Felipe Luis completaram a vitória rubro-negra. O Santos poupou boa parte de seus titulares, pensando no duelo da Libertadores, quarta-feira, contra o Grêmio. O terceiro triunfo seguido manteve o Flamengo na terceira posição do campeonato, vivo na briga pela ponta e com um jogo a menos em relação a São Paulo e Atlético-MG.

Flamengo cumpriu obrigação, goleou crianças e está forte na briga

Ler mais

Menon, blogueiro do UOL

Flamengo faz 4 a 1 no Santos reserva e (incrível) marca 2 gols de pênalti

Ler mais

Mauro Cezar Pereira, blogueiro do UOL

Lateral falha, e Botafogo sofre gol mais estranho da rodada

Lance de Kevin foi decisivo para a 7ª derrota seguida do Botafogo no Brasileiro

Fernando Alves/AGIF

Em crise Botafogo, chega à lanterna e vê queda mais perto

O Botafogo marcou primeiro contra o Internacional, mas tomou a virada depois de um lance muito representativo da crise alvinegra. O lateral Kevin se preparou para cobrar uma falta, desistiu e recuou para o goleiro do próprio time. Involuntariamente, acabou pondo a bola em jogo e deixando Yuri Alberto sozinho de frente para as redes do Botafogo, pronto para marcar o gol mais estranho da rodada.

O árbitro Caio Max, que corria de costas para o lance, não viu a jogada e precisou da ajuda do árbitro de vídeo para validar o gol. Foi a sétima derrota seguida do Botafogo, que não vence há mais de dois meses. O fase final do campeonato será uma intensa luta contra o rebaixamento à Série B.

O que disseram sobre o gol inusitado

Foi um lance muito doido. Vi o Kevin parando a bola na mão e ele tocou, aí Galhardo e Patrick falaram 'finaliza, finaliza'. Vi o bandeira me acompanhando, finalizei e fiz. Fui muito feliz

Yuri Alberto, atacante do Internacional

O que o árbitro vai fazer de costas no meio-campo, onde não está acontecendo nada? Isso em arbitragem de alto nível é vergonhoso. O árbitro rasgou a cartilha da mecânica de arbitragem.

Sálvio Spínola, comentarista e ex-árbitro

Nosso lateral-direito não reiniciou a partida. Estava fora do local da cobrança da falta. Se o Kevin fizesse um lançamento e um atacante nosso ficasse na cara do gol? O árbitro Caio Max voltaria a cobrança. Só mostra que ele nunca jogou futebol.

Túlio Lustosa, gerente de futebol do Botafogo

Foram bem

  • Gabi (Flamengo)

    O atacante tirou o gol do apelido, mas foi decisivo na construção do placar elástico contra o Santos. Cobrou dois pênaltis com segurança e praticamente da mesma forma, ajudando a equipe a golear.

    Imagem: André Mourão/FOTO FC/UOL
    Leia mais
  • Weverton (Palmeiras)

    O goleiro fez ao menos quatro defesa difíceis e foi fundamental para manter intactas as redes alviverdes contra o Bahia.

    Imagem: Reprodução
    Leia mais
  • Raphael Veiga (Palmeiras)

    O meia esteve em campo somente até os 15 minutos do segundo tempo, mas foi determinante na vitória do Palmeiras sábado. Com um gol e uma belíssima assistência, Veiga ganhou ainda mais pontos com o técnico Abel Ferreira.

    Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF
    Leia mais
  • Vargas (Atlético-MG)

    Fez um gol, deu uma assistência e ainda poderia ter marcado mais, não fosse o VAR ter anulado corretamente dois gols por impedimento.

    Imagem: Joka Madruga/Futura Press/Estadão Conteúdo
    Leia mais

Foram mal

  • Kevin (Botafogo)

    Em um lance constrangedor, o lateral direito entregou a bola pro atacante rival na cara do gol e permitiu que o Internacional virasse a partida em Porto Alegre. A derrota aprofundou a crise do Botafogo, que chegou à lanterna do campeonato.

    Imagem: Fernando Alves/AGIF/Estadão Conteúdo
    Leia mais
  • Matheus Bahia (Bahia)

    O lateral esquerdo viu seu setor ser explorado pelo Palmeiras desde a primeira jogada de ataque dos donos da casa. O primeiro gol saiu por ali. E Matheus também cometeu um pênalti, que dificultou ainda mais a situação de seu time.

    Imagem: Divulgação/Bahia
    Leia mais
  • Volpi (São Paulo)

    O goleiro não teve culpa no gol da vitória do Corinthians no clássico, mas colocou seu time em risco desnecessário ao tentar sair da área driblando adversários. Volpi acabou sendo desarmado, mas foi salvo pela zaga tricolor, que impediu gol de Camacho.

    Imagem: Transmissão TV Globo
    Leia mais
ANDERSON LIRA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Palmeiras atropela Bahia, a pior defesa do Brasileiro

O Palmeiras não encontrou dificuldade para abrir 3 a 0 contra o Bahia, ainda no primeiro tempo, e garantir a vitória no Allianz, sábado. A vitória fez o alviverde entrar no G4, com uma vantagem: tem um jogo a menos em relação a alguns de seus concorrentes, como São Paulo e Atlético-MG.

Já o time de Mano Menezes que, suspenso, viu o jogo de camarote, chegou a sua quarta derrota seguida no Brasileiro e agora tem a pior defesa da competição, com 42 gols sofridos.

Thiago Ribeiro/AGIF

Vasco arranca empate, mas situação segue complicada

O Vasco sonhava em sair da zona de rebaixamento, mas viu a situação ficar ainda pior, mesmo com um empate por 1 a 1 no clássico com o Fluminense. O ponto da equipe vascaína foi garantido por Cano, que foi às redes nos minutos finais do jogo — Wellington Silva abriu o placar no começo do primeiro tempo.

Com o resultado, o Vasco soma 25 pontos, na 17ª colocação. O Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem 28 pontos. Já o Sport, que tinha um ponto de vantagem para os vascaínos, venceu o Coritiba por 1 a 0 e pulou para 28 pontos.

Athletico-PR ataca Globo após jogo sem transmissão

Clube e emissora vivem guerra judicial após fim da "MP do Mandante"

O Athletico-PR perdeu em casa, mas partiu pro ataque fora de campo. Em um vídeo postado em suas redes sociais, o clube paranaense fez um duro protesto contra a TV Globo, com a qual trava uma batalha judicial em torno dos direitos de transmissão de suas partidas.

No começo do mês, a emissora conseguiu uma decisão para proibir o Athletico de transmitir seus jogos como mandante no Brasileiro, se valendo do fato de a "MP do Mandante" já ter caducado. A partida acabou não sendo transmitida nem na TV, nem em plataforma própria do clube.

"Enfrentamos mais uma retaliação da emissora que quer controlar o nosso futebol e briga para manter esse sistema arcaico", escreveu o clube.

Goleiro Jean marca de pênalti

Gol de goleiro e virada no final dão vitória a Atlético-GO

O Atlético-GO conseguiu uma importante vitória contra o Ceará, em Fortaleza, para se consolidar no meio da tabela, longe da zona de rebaixamento. Depois que o time da casa abriu o placar, os visitantes chegaram ao empate com um gol do goleiro Jean, de pênalti. A virada viria aos 44min do 2º tempo, com Roberson.

Paulo Paiva/AGIF

Derrota para o Sport derruba técnico Rodrigo Santana do Coritiba

A derrota por 1 a 0 para o Sport no Recife encurtou a passagem do técnico Rodrigo Santana pelo comando do Coritiba. Santana e sua comissão técnico foram demitidos minutos depois da derrota. O time paranaense está na 18ª posição e acumula quatro derrotas nos últimos cinco jogos.

"Foi o pior resultado possível pra gente", afirmou o zagueiro Rhodolfo. "Temos que tomar vergonha na cara. É uma vergonha o que fizemos no primeiro tempo. Temos que cobrar no vestiário. Temos que dar a vida, não adianta vir dar desculpa aqui, nosso torcedor está cansado de ouvir desculpas. É correr atrás e não pode fazer o que estamos fazendo nos últimos jogos."

Ler mais
Topo