Realismo

Pior time do returno, Palmeiras vê distância para o Atlético-MG crescer e Abel muda discurso sobre título

Ettore Chiereguini/AGIF

Eu tenho que ser realista, não posso vender sonhos".

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, optou por não criar uma cortina de fumaça. A análise sem maquiagem admite que o time tem decepcionado nas últimas partidas do Brasileirão. Passada a 25ª rodada, a batalha pelo título parece utopia para quem agora tem o pior aproveitamento nas seis rodadas do returno. Os resultados recentes do Palmeiras estão piores que os da Chapecoense, já "condenada" à Série B do ano que vem.

A distância para o líder Atlético-MG saltou para 14 pontos, o que trouxe como consequência o aumento do tom na cobrança dos torcedores — agora presencialmente — e até uma mudança no discurso do treinador português, que há algumas rodadas ainda era de otimismo.

Com a vitória do Santos sobre o Grêmio (que culminou com a saída do técnico Felipão), o time de Abel Ferreira passou a ser o pior do returno porque só somou quatro pontos nos últimos seis jogos. A sequência mais recente é de quatro jogos sem vitórias, sendo três derrotas e um empate. O último tropeço foi para o Red Bull Bragantino, em pleno Allianz Parque: 4 a 2.

O UOL Esporte já levantou a discussão sobre o Palmeiras ter se tornado a terceira força no Brasileirão. Os resultados e até a admissão de Abel apontam mesmo para isso, embora o time esteja na final da Libertadores. A polarização que resiste é entre Atlético-MG e Flamengo.

Ler mais
Ettore Chiereguini/AGIF

Quando você vê um Atlético-MG fortíssimo, sem facilitar nada... Quando você vê um Flamengo fortíssimo... E nesse momento o Palmeiras não está forte. Estamos em um mau momento e temos que assumir.

Abel Ferreira, Técnico do Palmeiras

Ettore Chiereguini/AGIF

A crise palmeirense decorre de uma expectativa de sucesso nos pontos corridos do atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. O passado recente (2016 e 2018) ainda remete à dominação na Série A, com um rendimento consistente. O tabuleiro mudou. Houve o fortalecimento do Flamengo — que, não por acaso, rendeu o bicampeonato brasileiro — e, mais recentemente, o empoderamento do Atlético-MG, na tentativa de quebrar o jejum que dura desde 1971.

O investimento para a temporada foi menor do que o dos dois rivais diretos. A volta de Dudu, por exemplo, foi o principal acréscimo ao elenco. Mas esse Palmeiras não tem convencido seu torcedor porque nem mesmo a proposta de jogo intenso, veloz e reativo de Abel Ferreira tem funcionado.

O time tem sido inconstante no Brasileirão 2021: é o terceiro com mais vitórias (12), mas já perdeu nove jogos — só cinco dos 20 times têm mais derrotas. A ausência nas últimas duas partidas de pilares defensivos, como Weverton e Gustavo Gomez, algo recorrente em datas Fifa, não é suficiente para atenuar a cobrança.

Assim, fica difícil contestar os vizinhos ou o torcedor, que agora pode voltar a externar a insatisfação no estádio. "Time sem vergonha" e vaias foram ouvidas no Allianz por causa do placar contra o Bragantino. Uma organizada até pichou os muros do estádio.

Hoje, pela pontuação, o Palmeiras está mais ameaçado de sair da zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores do que alcançar o líder Atlético-MG — Athletico, em oitavo, e Fluminense, em nono, têm seis pontos a menos. A questão é se o mau momento no Brasileiro deixará o time ileso para a final da Libertadores em 27 de novembro.

Ler mais
Ettore Chiereguini/AGIF

Defesa que... muitos agora passam

Os quatro gols diante do Red Bull Bragantino fizeram com que o sistema defensivo do Palmeiras passasse a ter o dobro do número de gols sofridos do líder Atlético-MG: o placar está em 32 a 16.

Essa estatística é parecida com a dos times que brigam contra o rebaixamento. Só Chapecoense (43) e Bahia (38) levaram mais gols do que o Palmeiras no Brasileirão 2021.

Considerando o returno tenebroso do Palmeiras, 12 dos 32 gols foram sofridos nos últimos seis jogos. Uma média de dois por partida. Nesse intervalo, só a Chape sofreu o mesmo número de gols. Alvos de perseguição do Palmeiras, o Atlético-MG só sofreu três gols no returno, enquanto o Flamengo, quatro.

O saldo de gols do Palmeiras ainda é positivo porque foram 37 bolas na rede em 24 jogos — o quarto melhor ataque. Só que falta uma referência de gols na equipe. Olhando para a lista de artilheiros na competição, os palmeirenses com melhor desempenho são Raphael Veiga e Breno Lopes, ambos com cinco gols. O quinto de Veiga veio na cobrança de pênalti diante do time de Bragança Paulista.

Opinião dos colunistas

Uol

"Estratégia" de Abel é projeto pessoal e não respeita o clube

Está claro em entrevistas do treinador e no comportamento da equipe nas partidas que a ideia de Abel Ferreira é que o Palmeiras entre mais descansado e, ao mesmo tempo, com imagem de "zebra" na final da Libertadores.

Ler mais
UOL

Tudo bem, o Palmeiras está na final da Libertadores

Ainda que o time tenha perdido para o Bragantino, palmeirenses complacentes dirão: "Não faz mal, estamos na final da Libertadores". De fato, só o tri continental para redimir a frustrante temporada alviverde.

Ler mais
UOL

Todo castigo para o futebol covarde do Palmeiras de Abel é pouco

Carta fora do baralho na disputa do título, o Verdão simplesmente não joga mais nada. O futebolzinho alviverde, que já não era dos mais empolgantes, minguou. E não é por acaso que o time de Abel Ferreira não vence mais ninguém.

Ler mais
Uol

Vândalos do Palmeiras não farão Abel ser o que nunca foi

Os vândalos picharam o CT do Palmeiras. Ameaçaram jogadores. Ironizaram o treinador. É muita autoestima pensar que suas ameaças farão o time jogar. É muita falta de perspectiva na vida se transformar em miliciano futebolístico.

Ler mais

A live do Palmeiras após a rodada

Lucas Uebel/Gremio FBPA

Grêmio: Felipão cai em meio a cenário constrangedor

Os problemas do Palmeiras, no entanto, se tornam menores na comparação de outros grandes neste Brasileirão. O realismo mais duro e cruel diz respeito à ameaça de rebaixamento para o Grêmio. No começo do ano, candidato a ocupar a parte de cima da tabela. Agora, o drama é irrefutável e demanda uma reação que compense os atuais cinco pontos de distância para o primeiro time fora do Z4.

O contexto gremista envolve Luiz Felipe Scolari, o treinador que conduziu o Palmeiras ao título brasileiro mais recente, em 2018. A proposta de jogo não encaixou. As vitórias são raras e o trabalho passa a ser também psicológico e não apenas técnico/tático. A forma com a qual o time perdeu para o Santos, ontem (10), levando gol nos acréscimos, simboliza o momento. O goleiro Brenno saiu de campo chorando e Rafinha foi expulso porque foi para cima do gandula.

Jogadores gremistas já tinham demonstrado destempero no Brasileirão: Diego Souza pegou o cartão amarelo da mão do árbitro, enquanto Maicon, cujo contrato já foi rescindido, chegou a dar uma peitada no juiz.

De fato, nesses últimos quatro, cinco meses nós estamos em uma situação que não corresponde à expectativa de ninguém. O torcedor se manifesta legitimamente. O ambiente é de extremo constrangimento", admitiu o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.

Não por acaso, o clube anunciou no início da madrugada de hoje (11) a decisão "em comum acordo" de rescindir com Felipão e sua comissão técnica. Scolari comandou o time por 21 partidas. Foram nove vitórias, três empates e nove derrotas, com 47,6% de aproveitamento. Antes de Felipão, Renato Gaúcho e Tiago Nunes passaram pelo Grêmio em 2021.

Ler mais

O que mais teve na rodada

Reprodução/Twitter

Sal grosso até para o VAR

A volta da torcida do Santos à Vila Belmiro reservou a cena mais inusitada da rodada. Um torcedor resolveu jogar sal grosso em várias partes do campo. Uma delas foi o monitor do VAR à beira do campo. Resultado? O time venceu com um gol nos acréscimos que só foi validado pela intervenção do árbitro de vídeo. Nas redes sociais, foi eleito o "craque do jogo".

Ler mais
Ettore Chiereguini/AGIF

Árbitros fazem protesto

Os árbitros que atuaram no fim de semana nas competições nacionais organizaram um protesto imediatamente antes de a bola rolar. Ajoelhados e erguendo os instrumentos (apito e bandeiras), eles quiseram chamar a atenção para a agressão sofrida pelo gaúcho Rodrigo Crivellaro, que foi chutado na nuca em jogo da segunda divisão estadual.

Ler mais

Hat-trick de Yuri Alberto

Pela segunda vez neste Brasileirão, o atacante Yuri Alberto, do Internacional fez três gols em um só jogo. Ele foi o protagonista da vitória colocada diante da Chapecoense. Gabigol, do Flamengo, também já tinha alcançado o mesmo feito nesta edição. Yuri, com isso, virou um dos artilheiros do campeonato, somando 10 gols, ao lado de Hulk (Atlético-MG) e Gilberto (Bahia).

Ler mais

Renato Gaúcho está poupando jogadores no Flamengo?

O Flamengo é muito grande para desistir de qualquer competição. (...) A única partida que poupei a equipe foi contra o ABC, pela Copa do Brasil. No mais, para as pessoas que falam que nós estamos poupando, é mentira. E hoje, mais uma vez o jornalista falou uma mentira. Eu não poupo ninguém. É o jogador que se tira do jogo porque está com problemas, principalmente musculares. O Diego (Alves) não consegue calçar a chuteira, não podia entrar em campo. O Bruno (Henrique) vai fazer exame. Aí fica o jornalista querendo aparecer mais do que os outros falando que o Diego está com fadiga e o Bruno Henrique está sendo poupado. Eu pergunto a vocês da imprensa: vocês querem ser responsáveis dessa forma? Querem que a gente trate bem vocês? Hoje, eu não vou dar o nome. Vocês sabem quem deu essa notícia. Da próxima vez, vou falar o nome do jornalista.

Renato Gaúcho, Técnico do Flamengo, em confronto com a imprensa após a vitória sobre o Fortaleza e negando que tenha poupado no Brasileirão

Foto da rodada: Diego Costa pede silêncio

Divulgação/Mineirão Divulgação/Mineirão

Depois de perder quatro jogos por causa de lesão na coxa, o atacante Diego Costa voltou a campo pelo Atlético-MG no sábado e fez um dos gols da vitória sobre o Ceará, por 3 a 1. Na comemoração, ele fez um sinal de silêncio e também colocou o dedo em um dos ouvidos. Contexto: no mês passado, Diego Costa virou alvo da Polícia Federal em uma investigação sobre um suposto esquema fraudulento, envolvendo um site de apostas esportivas. Além disso, há dez dias, o Galo desmentiu um boato que circulou nas redes sociais sobre o atacante e Nacho Fernández.

Ler mais

Foram bem

  • Artur

    O meia-atacante do Red Bull Bragantino brilhou com dois gols diante do Palmeiras, clube que o revelou. Na primeira bola na rede, ele tentou não comemorar. Na segunda, um belo tapa de fora da área, não se segurou.

    Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
  • Hulk

    O atacante faz um campeonato avassalador. Fez dois dos três gols do Atlético-MG diante do Ceará. Um deles, até de direita, que é a perna menos hábil.

    Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG
  • Michael

    Enquanto os titulares Everton Ribeiro e Gabigol estão na seleção, o atacante do Flamengo mais uma vez mostrou serviço, com dois gols diante do Fortaleza.

    Imagem: Kely Pereira/AGIF
  • Yuri Alberto

    O atacante que roubou a cena na rodada, já que fez três gols na vitória do Inter por 5 a 2 sobre a Chapecoense. O colorado está escalando a tabela e está em sétimo.

    Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Foram mal

  • Cássio

    O goleiro do Corinthians aceitou um chute defensável de Paulinho Moccelin, o que acabou sendo crucial para a derrota surpreendente diante do Sport.

    Imagem: Rafael Vieira/AGIF
  • Alisson

    O meia do Grêmio não foi bem, perdendo ótima chance no primeiro tempo. Para completar, deu condição a Wagner na jogada do gol do Santos, nos acréscimos.

    Imagem: RICARDO RIMOLI/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Danilo Barbosa

    O volante do Palmeiras fez um jogo muito ruim, dando espaços na marcação e na saída de bola. Parte do colapso do time passou por ele.

    Imagem: Divulgação/Site oficial do Palmeiras
  • Felipe Alves

    Uma saída completamente equivocada do goleiro do Fortaleza gerou o primeiro gol do Flamengo, anotado por Pedro. Isso condicionou o roteiro da partida.

    Imagem: Reprodução/Twitter

+ Especiais

Agência I7/Mineirão

Na 23ª rodada do Brasileirão, times provam efeitos positivos e negativos da volta do público aos estádios

Ler mais
Pedro Souza/Atlético-MG

União de Diego Costa a Hulk é recente no Atlético-MG, mas pode rivalizar com Gabigol e BH?

Ler mais
Instagram/Reprodução

Pai do meia Willian vira personalidade no Corinthians, agencia jovens talentos e sonha em entrevistar Obama

Ler mais
VCG via Getty Images

Brasileiros sofrem calote na China, e futebol milionário amarga crise em meio a desaceleração econômica local

Ler mais
Topo