Fenômeno Haaland

Ostentação, entrevistas constrangedoras e muitos gols. Os bastidores da ascensão meteórica do jovem norueguês

Fátima Lacerda Colaboração para o UOL, em Berlim (ALE) Alexandre Simoes/Borussia Dortmund via Getty Images

Ver Erling Haaland jogar é ser testemunha da sua indomável obsessão em fazer a rede balançar, assim como da maneira inusitada de comemorar quando isso acontece. Não importa se é em jogo do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha ou da Liga dos Campeões.

Sempre sorrindo, o novato norueguês de apenas 20 anos enfeitiçou torcidas de arquirrivais do Borussia Dortmund e até conquistou a imprensa local, sempre muito cuidadosa ao fazer elogios.

Quando Haaland despontou no Red Bull Salzburg, vários gigantes do futebol europeu foram atrás do adolescente de 1,94 metro. Foi Michael Zorc, diretor esportivo do Dortmund, que convenceu Alf-Inge Haaland, pai e empresário do centroavante, que o clube aurinegro era a melhor opção para fazer a carreira deslanchar. Mesmo sem falar alemão, o goleador se integrou rapidamente com os companheiros, sempre mostrando bom humor nos treinos.

Com pouco tempo de estrada, Haaland chama atenção do mundo do futebol e sugere que pode brigar para ser o melhor do planeta, já no pós-Messi e Cristiano Ronaldo. Volúpia por gols e carisma costuma ser uma combinação arrebatadora. Os torcedores agradecem e já esperam por mais.

Alexandre Simoes/Borussia Dortmund via Getty Images

Esse é Erling Braut Haaland

  • Nascimento

    Em Leeds, em 21 de julho de 2000 - quando pai jogava no futebol da Inglaterra

    Imagem: Reprodução/Twitter
  • Estreia profissional

    Aos 15 anos, em um jogo do Bryne FK, válido pela Segunda Divisão norueguesa

    Imagem: Reprodução
  • Agente

    É o italiano Mino Raiola, o mesmo de Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba e Mario Balotelli

    Imagem: VI Images via Getty Images
  • 9 gols

    Em uma única partida, no Mundial Sub-20 de 2019, em confronto diante de Honduras

    Imagem: Getty Images
  • Marca

    O mais jovem na história a atingir 20 gols na Champions League (março de 2021)

    Imagem: Getty Images
  • Champions League

    Artilheiro da temporada 2020-21, com 10 gols. O francês Mbappé foi o 2º colocado, com 8

    Imagem: Alex Grimm - UEFA/UEFA via Getty Images
  • Contrato

    A atual relação de Erling Haaland com o Borussia Dortmund vai até junho de 2024.

    Imagem: Reprodução
  • 9,5 milhões

    Este é o número de seguidores que o jovem norueguês já carrega em seu perfil no Instagram.

    Imagem: Reprodução

Temperamento explosivo...

Haaland carrega alguns traços do pai, que atuou como volante e lateral direito entre 1990 e 2012. Os dois sempre mostraram sangue quente e nunca foram fãs de entrevistas à beira do campo. Mesmo com apenas 20 anos, o centroavante já coleciona declarações a jornalistas que "quebraram" a internet da Alemanha.

Os jornalistas alemães sempre tentam racionalizar tudo, até mesmo depois de um jogo dramático. Teimam em tirar longas frases dos jogadores. Haaland, com seu estilo jovial e muito educado, vai na contramão: brilha com retórica minimalista, se apresenta monossilábico, exibe olhar disperso e fala só o estritamente necessário.

Atrás daquele sorriso maroto, o artilheiro tem pleno conhecimento das ferramentas que movem o futebol moderno ao mesmo tempo em que não esconde o prazer em ditar as regras do jogo midiático.

Alex Grimm - UEFA/UEFA via Getty Images

...e entrevistas monossilábicas

A retórica Haalandiana foi expressa de maneira cristalina minutos depois de o seu time ser campeão da Copa da Alemanha em maio. Após o primeiro título da carreira do centroavante, uma jornalista queria que ele fizesse uma análise do jogo. Quis saber se iria dormir cedo naquela noite, já que em tempos de pandemia a torcida estava ausente.

"O primeiro tempo foi bom, o segundo foi m... Tivemos sorte", disparou em tom seco e bem na lata, enquanto exibia no semblante que mal podia esperar para poder sair dali e festejar com os companheiros.

O ápice da comemoração se deu quando Haaland, sem camisa, apareceu com colegas de equipe durante a coletiva de imprensa do técnico para "coroá-lo" com o tradicional banho de cerveja.

Na temporada 2019/2020, quando registrou 28 gols e sete assistências em 22 jogos pelo Red Bull Salzburg, Haaland foi perguntado como se sentia após se tornar o mais jovem a marcar 20 vezes pela Liga dos Campeões. "Eu me sinto muito bem", respondeu. "Nada mais?" retrucou o entrevistador. "Você perguntou se eu me sinto bem e eu disse que sim." Xeque-mate!

Outro repórter queria a fórmula do sucesso. "Qual o seu segredo?" "Trabalhar árduo e...sorrir", resposta que fez o entrevistador jogar a toalha.

Quando marca, quando dá uma assistência ou até mesmo quando é desfalque e precisa ver o jogo da tribuna, Haaland é 1,94 m de pura paixão pelo futebol. Ele gesticula descontrolado e balbucia palavras que nem profissionais da área de leitura labial conseguem decifrar. O que raciona dos repórteres ele oferece de banquete aos fotógrafos.

Lars Baron/Getty Images Lars Baron/Getty Images

Talento é hereditário. As polêmicas também!

Apesar de ter nascido no Reino Unido, o jovem goleador optou pela nacionalidade de seu pai, Alfe-Inge Haaland, norueguês que colecionou polêmicas no futebol inglês dos anos 90 com as camisas de Leads United e Manchester City. A mais emblemática delas atravessa gerações de torcedores.

Trata-se da rixa entre o pai Haaland e Roy Keane, iniciada em 1997. Em um jogo entre Leeds e Manchester United, o ex-jogador irlandês rompeu o ligamento em lance em que o norueguês ficou acusando o adversário de tentar simular um pênalti. O incidente foi eternizado na biografia de Keane.

No ano 2000, quando Haaland já vestia a camisa do City, veio a vingança. Na primeira oportunidade, o irlandês foi para cima do norueguês, cravando a chuteira no joelho do adversário. Dali em diante, o pai do jogador do Dortmund nunca mais conseguiu atuar em alto nível.

Assim, é possível afirmar que Haaland não herdou do pai só o talento, mas também a personalidade intempestiva dentro de fora do campo. Em 2020, de férias na Noruega, horas depois de ele postar foto dando uma de Tarzan cortando madeira em floresta nórdica, viralizaram imagens do jogador sendo barrado em uma boate na capital Oslo, em acalorada discussão com um segurança do local.

Reprodução Reprodução

Ajudando o Dortmund a conquistar fãs pelo mundo

É possível definir Haaland como um homem excêntrico que gosta de luxo. Ele mostrou isso quando se deixou fotografar em um jatinho, quando vestiu um pijama com as cores da bandeira de Mônaco ao se encaminhar para o povoado na Costa Azul francesa ou até mesmo quando viajou para o Dubai durante a pandemia.

Mas o estilo ostentador não o torna arrogante, e o artilheiro sabe usar as redes sociais para conquistar fãs em todo o mundo. Até no Brasil, onde há comunidades que concentram fãs do clube aurinegro como o Borussia Dortmund Brasil, o BVB da Massa, o Clube Borussia Dortmund Brasil e o Loucos pelo Borussia Dortmund.

Funcionário do departamento de relacionamento com o torcedor do clube, Sebastian Schneider disse ao UOL Esporte que a energia dos torcedores brasileiros é especial.

"A euforia e animação são características que existem no mundo inteiro com torcedores do Borussia Dortmund, mas os brasileiros são especiais com suas comemorações recheadas de música e dança. Quando as lendas do BVB jogaram pela Legends Cup Brasil no Estádio do Morumbi em 2019 contra a equipe de lendas do Bayern de Munique, foram Dedê, Amoroso e Evanílson que eletrizaram a festa, desempacotando seus instrumentos musicais", exaltou.

O Dortmund se aproveita da imagem de Haaland para conquistar torcedores pelo mundo, mas sabe que não vai conseguir manter o jogador no clube por muito tempo. Por isso, aproveita cada jogo do seu astro como se fosse o último.

E tudo indica que Haaland vai ditar moda no futebol por muito tempo ainda.

E ele ama a Champions

+ Especiais

Michael Steele/Getty Images

Novo-rico ou gigante? Chelsea surpreende o City e é campeão europeu pela segunda vez na história.

Ler mais
Mathias Renner/City-Press via Getty Images

Matheus Cunha fala das dificuldades de ser negro e nordestino no futebol. E como superou o racismo.

Ler mais
Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Brasileiro da Premier League recusou "caminho errado" e pediu comida na rua por sonhos no futebol.

Ler mais
TF-Images/Getty Images

Christoph Metzelder: ex-zagueiro da seleção alemã é condenado em caso de pornografia infantil.

Ler mais
Topo