UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/06/2007 - 15h36

COB proíbe foto, vídeo e remuneração em blogs de atletas do Pan

Da Redação
Em São Paulo

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu liberar os blogs de atletas que representarão o país no Pan-Americano. Mas a liberação foi feita com restrições, a principal delas a fotos, vídeos ou áudios "obtidos durante os Jogos". Ou seja, a página terá de ser um diário virtual exclusivamente com texto.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o COB afirma que os blogs de atletas e membros da delegação brasileira devem ter "a forma de um diário relatando as experiências pessoais, seu exclusivo ponto de vista e comentários."

O termo, intitulado "Condições para Blogs de Atletas e Membros da Delegação Brasileira na Internet durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007", determina ainda que os diários virtuais não poderão ter finalidade comercial e devem respeitar os atletas participantes dos Jogos, "dentro do melhor espírito esportivo."

Em resumo, as páginas perdem seu principal atrativo, a parte visual. E os atletas perdem a chance de obter uma remuneração extra, escrevendo para veículos de imprensa. Há até mesmo uma proibição específica à atuação como jornalistas ou comentaristas durante os Jogos, "visando a proteger os interesses de toda a mídia credenciada para o evento." -leia-se também as TVs que pagaram caro pela transmissão do evento.

No início deste ano, o comitê havia proibido blogs, fotoblogs e páginas pessoais de atletas, a partir do momento em que eles passassem a fazer parte da delegação que vai ao Pan. Foi um veto geral, sem explicações pormenorizadas e que acabou não chegando ao conhecimento da maioria dos esportistas brasileiros.

Atletas ouvidos pela reportagem do UOL Esporte consideraram a medida inútil e autoritária. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, resolveu reavaliar a situação e agora, fez a liberação parcial.

No comunicado, a entidade afirma que está "contribuindo para a manifestação individual dos atletas e demais membros da delegação brasileira por intermédio dos blogs, acreditando que essa modalidade de expressão faz parte da evolução dos processos de comunicação, sobretudo pela Internet."

Além dos atletas, treinadores e outras pessoas credenciadas pelas delegações dos países participantes do Pan também estão enquadrados nas novas regras. O COB, porém, não esclareceu como será feita a fiscalização e quais serão as punições de quem contrariar a regra, seja ele brasileiro ou estrangeiro.