UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/08/2007 - 17h57

Atleta argentino do Parapan sofre AVC e está em coma no Rio

Da Redação
Em São Paulo

O Comitê Organizador dos Jogos Parapan-Americanos anunciou nesta terça-feira que o argentino Carlos Maslup, medalhista do tênis de mesa, sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC) na Vila dos atletas.

Segundo a nota "o estado de saúde do paciente permanece grave, o que impede, neste momento, sua remoção para a Argentina". Maslup, que foi bronze na classe individual 1, está em coma na UTI do Hospital Salgado Filho.

O AVC ocorreu às 4 horas da manhã do domingo (dia 19). O atendimento na policlínica da Vila foi descartado, sendo ele levado ao Hospital Miguel Couto. Lá, o paciente foi submetido a uma tomografia computadorizada que indicou o diagnóstico. Apenas às 14h do mesmo dia é que o argentino foi transferido ao Salgado Filho, que possui um pronto atendimento neurocirúrgico.

Segundo o Co-Rio, por meio do chefe médico, doutor João Grangeiro, o procedimento foi o correto e a terapia intensiva iniciada ainda na unidade do Corpo de Bombeiros foi fundamental diante da gravidade do caso. Grangeiro ressaltou ainda que este teria sido o mesmo procedimento adotado durante os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, caso alguma ocorrência grave tivesse acontecido.

Até o final deste mês, a organização do Parapan arcará com todas as despesas de hospedagem, transporte e comunicação do membro do IPC, José Luiz Campo, e da mulher de Carlos Maslup, que permanecerão no Rio de Janeiro acompanhando o estado do paciente.