UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

20/08/2007 - 09h05

Relatório do Crea aponta falha nas arenas do Rio-2007

Luisa Belchior
Da Folhapress
No Rio de Janeiro

A acessibilidade das principais instalações do Pan e do Parapan recebeu críticas do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro).

Segundo relatório do órgão encaminhado à Prefeitura do Rio, Vila do Pan, Complexo do Autódromo, Riocentro, Engenhão, Maracanã e Maracanãzinho ainda estão em desacordo com as regras de acessibilidade em espaços públicos, regidas pela norma 9050/2004 da ABNT e pelo Decreto 5.296/2004.

O documento foi feito com base em vistoria realizada pelo grupo. Os profissionais consideram, no entanto, que "as incorreções detectadas são [...] facilmente corrigíveis."

O Comitê Organizador dos Jogos nega haver desrespeito à lei. "Seguimos as normas internacionais, e nenhum paraatleta reclamou", disse o secretário-geral do Co-Rio, Carlos Roberto Osório.

Segundo o relatório, uma das falhas mais comuns é a falta de assentos para acompanhantes ao lado dos cadeirantes. O Crea-RJ observou que não há sinalização tátil ou piso especial com relevos para guiar deficientes visuais.