UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

São Cristóvão e Névis

Rachadas, ilhas põem suas fichas nos 100 m rasos

Arte UOL

De origem vulcânica, essas ilhas caribenhas tentam estimular seu potencial turístico como mola propulsora da economia. Avanços já foram conseguidos, pois em 2005 aproximadamente 342 mil turistas visitaram o arquipélago. Mas a região também é vulnerável a furacões como o Georges, que, em 1998, causou um prejuízo aproximado de US$ 445 milhões.

A vulnerabilidade causada pelo clima também é encontrada na política e na economia. Além do turismo, as ilhas ganham dinheiro como um atrativo paraíso fiscal, apesar das leis que vem sendo criadas para desencorajar a entrada desses recursos. No campo político, a região enfrentou problemas em seu tempo de colônia e também depois de tornar-se a mais jovem soberania das Américas, em 1983.

Habitadas originalmente por índios, as ilhas foram dominadas por europeus no século 17. São Cristóvão foi a primeira colônia inglesa das Índias Ocidentais, em 1624, e depois tornou-se a primeira colônia francesa do Caribe, em 1625, quando os dois países da Europa compartilharam a ilha. Névis foi colonizada em 1628 por britânicos.

A união das duas ilhas veio no século 19, quando os colonizadores também anexaram Anguilla, formando um estado associado, com autonomia interna, em 1967. A primeira a pedir separação depois da unificação forçada, foi Anguilla, em 1971.

São Cristóvão e Névis conseguiu sua independência do Reino Unido em 1983, mas a harmonia entre as duas ilhas não é perfeita. Em 1998 foi realizado um referendo sobre a separação dos dois territórios e a votação ficou perto dos dois terços necessários para aprovação do projeto. Contudo, Névis, que sempre acusou São Cristóvão de não se preocupar com suas necessidades, continua a buscar sua independência.

A maior estrela do esporte no país, Kim Collins, nasceu e cresceu em Monkey Hill, nas cercanias da capital Basseterre, que fica em São Cristóvão. Ele foi o porta-bandeira na primeira participação olímpica do país, em Sydney-2000. E tornou-se o primeiro a disputar uma final olímpica, terminando em sétimo lugar nos 100 m.

A primeira vitória expressiva veio nos Jogos da Comunidade Britânica (o Commonwealth Games), dois anos depois, quando ele correu 9s98. E as honrarias aumentaram. Ao voltar pra casa, além da recepção calorosa de grande parte da população, o velocista ganhou uma casa, um carro 4x4, e a maior estrada do país passou a ter o seu nome.

O velocista quase perdeu sua medalha, por ter sido pego em um exame antidoping, mas escapou apenas com uma advertência, depois de provar que a substância encontrada estava presente em um medicamento para asma. No ano seguinte, ele foi campeão no Mundial de Paris, um dos eventos de maior prestígio do atletismo mundial. O Pan-Americano do Rio deve marcar a volta de Collins para o circuito, depois de uma lesão. Mesmo sem estar em sua melhor forma, ele deverá ser a grande esperança do país para conquistar sua primeira medalha nos Jogos.

Além do atletismo, São Cristóvão e Névis tem uma outra paixão: o críquete. Para azar do país, a modalidade não faz parte nem do programa dos Jogos Pan-Americanos nem dos Jogos Olímpicos.

Quadro de medalhas de São Cristóvão e Névis

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
TOTAL DE MEDALHAS 0 0 0 0