UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Ilhas Virgens Britânicas

Ilhas Virgens tentam debutar no pódio continental

Arte UOL

No arquipélago de apenas 153 quilômetros quadrados e 23 mil habitantes, de dependência britânica, o governador é indicado pela rainha da Inglaterra, e é responsável por assuntos de defesa, questões externas, segurança e administração dos tribunais.

A economia, uma das mais prósperas do Caribe, depende fortemente do turismo, que gera mais de 45% das entradas nacionais. Atrás das praias e do corais para mergulhar, cerca de 350 mil pessoas visitam as ilhas todos os anos, ou seja, mais de 15 vezes a população local.

Apesar do tamanho diminuto, as Ilhas Virgens Britânicas demonstram um forte apetite internacional. Por ser um paraíso fiscal, o arquipélago investe mais na China do que os Estados Unidos e o Japão, as duas maiores potências econômicas do mundo.

Mas se o país aparece entre os primeiros em termo de investimento no exterior, no esporte ocupa o último lugar em conquista de medalhas. Até hoje, as Ilhas Virgens Britânicas não ganharam nenhuma em Jogos Pan-Americanos. Em Indianápolis-1987, estiveram bem perto, mas sua equipe masculina de softbol perdeu de Cuba na decisão do bronze por 4 a 3.

O Comitê Olímpico das Ilhas Virgens Britânicas (BVIOC) foi formado apenas em 1982. No mesmo ano, o país foi aceito como membro do COI (Comitê Olímpico Internacional) e pôde participar dos primeiros jogos internacionais, os Jogos da América Central e Caribe.

Em 1983, as Ilhas Virgens Britânicas participaram de seu primeiro Pan-Americano, em Caracas, na Venezuela. No ano seguinte, foi a vez da estréia em Jogos Olímpicos, na cidade norte-americana de Los Angeles. Em 1990, o país completou o ciclo de competições internacionais ao participar dos Jogos da Commonwealth (que envolve as colônias britânicas), na Nova Zelândia.

Na última edição do Pan, em 2003, o velocista Keita Cline, que disputou os 100 m rasos, foi o único representante do país, já que o outro classificado, Eric 'Shaq' Mathias, atleta do lançamento de disco, desistiu em cima da hora alegando problemas musculares.

Quadro de medalhas das Ilhas Virgens Britânicas

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
TOTAL DE MEDALHAS 0 0 0 0