UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ricardo Alex Costa Santos

Data e local de nascimento:
03/01/1975, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
102 kg /2,00 m

Residência:
João Pessoa (PB)

Parceria:
Emanuel

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro

Ricardo

Ao lado de Emanuel, Ricardo conquistou uma medalha ainda inéita na carreira dos dois: o ouro dos Jogos Pan-Americanos, e ainda por cima perante a torcida local, no Rio de Janeiro.

O baiano começou a carreira em 1994, ao lado de Everaldo. Mas só entrou para a galeria dos principais jogadores do país quatro anos depois ao atuar com Zé Marco. O primeiro título em etapa do Circuito Mundial foi no Rio de Janeiro, em 1998. Ricardo e Zé Marco ganharam também o torneio de Marselha, mas terminaram a temporada apenas em nono lugar.

No ano seguinte, a dupla subiu ao pódio em 11 dos 13 torneios que disputaram (ganhando quatro títulos), ficando em terceiro lugar no final da temporada. O título do Circuito Mundial estava próximo, e foi conquistado em 2000. Ricardo e Zé Marco ganharam 12 das 15 etapas da competição e finalmente levantaram o faturaram o Circuito.

O ano só não foi perfeito para Ricardo porque a dupla, favorita ao ouro na Olimpíada de Sydney, perdeu a decisão para os surpreendetes norte-americanos Dain Blanton e Eric Fonoimoana.

O fracasso na Olimpíada acabou com a parceria, e no ano seguinte Ricardo passou a jogar com o veterano Loiola. Os dois não conseguiram bons resultados, e o baiano resolveu mudar de parceiro. Em 2002, Ricardo passou a atuar do lado de Emanuel. Nascia assim a principal dupla brasileira masculina na história do vôlei de praia.

Em cinco jogando juntos, eles conquistaram o Circuito Mundial quatro vezes, além de três títulos do Circuito Brasileiro. Mas o título mais importante da dupla aconteceu em 2004, na Olimpíada de Atenas. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete jogo, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel quebraram a sina brasileira e faturaram a medalha de ouro.

Eleito o melhor bloqueador do mundo em 2002 e melhor atacante em 2005 e 2006, Ricardo já ultrapassou a marca de 40 títulos em etapas do Circuito Mundial. Para ficar com a vaga no Pan, precisou passar por uma disputa apertada contra Márcio e Fábio Luiz, decidida apenas na última etapa classificatória. As duas duplas ainda buscam classificação para a Olimpíada de Pequim em 2008.

"Sem dúvida, a disputa do Pan mexeu muito com a gente e nos deu ainda mais motivação para seguir brigando pela vaga olímpica", contou Ricardo, que é chamado de "A Muralha" por seus adversários no Brasil e "Block Machine" pelos rivais no exterior.