UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Regiane Fernanda Aparecida Bidias

Data e local de nascimento:
02/10/1986, em Piracicaba (SP)

Peso/Altura:
74 kg /1,90 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Posição:
Ponta

Clube:
Rexona-Ades

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Prata

Regiane

Destaque da seleção juvenil feminina de vôlei, Regiane Bidias foi convidada para treinar com o time adulto durante a preparação para os Jogos Pan-Americanos. O que começou como uma oportunidade de ouro de observar as jogadoras mais experientes, acabou com a entrada definitiva para o grupo, depois do anúncio do doping da ponteira Jaqueline. Contrariando as expectativas, ela foi bastante utilizada pelo técnico José Roberto Guimarães.

Ao ser convidada para treinar com a equipe principal, em maio, a atacante afirmou que era o momento para crescer. "Esse convite está sendo fundamental para a minha carreira. O grupo tem muita qualidade e é fácil de trabalhar. O entrosamento com as jogadoras foi rápido", disse, quando se juntou ao grupo em Saquarema.

"Desse grupo atual, eu só havia atuado ao lado das minhas companheiras do Rexona (Renatinha, Fabi, Sassá, Thaisa e Fabiana). Mas já conheço bem as demais, já que enfrentei diversas vezes por clubes. Está sendo incrível para mim", completou.

A atacante Regiane começou a jogar vôlei aos 13 anos, no Clube de Campo de Piracicaba, depois de passar três anos no basquete, por influência da prima Sandra Regina, que treinava o BCN. A mudança de modalidade ocorreu por opção pessoal, depois que uma amiga a convidou para um treino de vôlei e ela percebeu que gostava mais deste esporte.

A primeira convocação para a seleção infanto veio em 2002, depois do destaque da atacante no Campeonato Brasileiro de Seleções. Mas, como ela se apresentou com uma fratura no dedo médio da mão direita, sofrida durante um treinamento de bloqueio, acabou fora do Sul-Americano da categoria. Em compensação, no mesmo ano Regiane disputou o torneio juvenil e foi campeã, o que se repetiria em 2004, quando ela foi eleita a melhor jogadora e teve o melhor aproveitamento no saque.

Em 2003, a atleta integrou a equipe brasileira medalhista de bronze no Mundial infanto-juvenil, disputado na Polônia. Também fez sua estréia na Superliga, defendendo o Sesi Esporte, de Uberlândia. Em um confronto da fase classificatória, contra o forte MRV, de Belo Horizonte, Regiane marcou 30 pontos. E em outras quatro oportunidades superou os 20 acertos. Acabou sendo contratada pelo Rexona-Ades para a temporada 2004-2005.

Com o time comandado pelo técnico Bernardinho, da seleção brasileira masculina, a atleta conquistou dois títulos da Superliga, em 2005-2006 e 2006-2007. Fundamental para a última conquista, a jogadora anotou 234 pontos em 25 jogos.

Antes de ser convidada para os treinos com o time adulto, a atacante ainda conquistou o título do Mundial juvenil, em 2005. Durante sua passagem pelas categorias de base, Regiane sempre disse que seu sonho era jogar numa seleção adulta. Sonho que se concretizou, de maneira inesperada, na véspera da cerimônia de abertura do Pan.