UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Rafael Oliveira Andrade

Data e local de nascimento:
07/05/1986, em Goiânia (GO)

Peso/Altura:
58 kg / 1,66 m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro (RJ)

Campanha no
Pan-2007:

Oitavo lugar

Rafael Andrade

O brasileiro Rafael Andrade não deve ter boas recordações de sua estréia no Pan. Ele ficou na oitava e última colocação na prova com a nota de 7,80, a 16,80 de diferença para o sétimo colocado.

Uma infância agitada levou o atleta a praticar o esporte. "Eu estava sempre de cabeça para baixo", afirmou.

“Em um churrasco na casa de uma tia, em Goiânia, eu dava uma estrela depois da outra, fazendo essas coisas. Na festa havia uns amigos dela que eram professores de Educação Física, me observaram e sugeriram que me levassem para a ginástica”, lembra. “Aí minha mãe me levou para um teste.”

Ele começou na ginástica artística aos 7, mas a primeira passagem durou apenas seis meses. Ele voltou a treinar aos 9 e logo aos 10 já estava endereçado ao trampolim acrobático.

“Fiz apenas a parte de iniciação na ginástica. Na escolinha tinha a cama elástica também. Minha técnica me chamou para fazer uma competição nesse aparelho, fui bem e fiquei. Sempre gostei de competir em um ginásio”, conta.

Rafael nota que as piruetas são uma coisa de família. “Meu pai fazia capoeira, gostava dessa parte de acrobacias e sempre me incentivou.”

O goiano se prepara para ingressar na faculdade de Odontologia no segundo semestre, após o Pan, mas afirma que o trampolim é seu principal objetivo. Segundo ele, o atleta de sua modalidade compete geralmente até os 30 anos, chegando ao auge a partir dos 26.