UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Janice Teixeira Gil

Data e local de nascimento:
20/05/1962, em Osório (PR)

Peso/Altura:
66 kg / 1,71 m

Residência:
Bento Gonçalves (RS)

Categoria:
Fossa olímpica

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
5º na fossa olímpica

Janice Teixeira

Janice Teixeira era apontada como uma das grandes esperanças de pódio nos Jogos do Rio. No entanto, depois do bronze em Santo Domingo, ela conseguiu apenas a 5ª colocação na fossa olímpica em 2007.

Essa gaúcha, formada em Publicidade, tem uma história muito diferente da maioria dos atiradores da seleção - militares ou de família de atiradores.

Janice sempre gostou de cantar. Se apresentava em casas de espetáculo com repertórios que "iam de MPB a Zizi Possi, bem eclético", como ela mesma lembra. Foi assim que conheceu seu atual marido, Fausto, músico e atirador, que apresentou o esporte à esposa. "Ele me ensinou os primeiros passos e não parei mais. Me apaixonei pela modalidade, pois é extremamente desafiante", lembra.

Medalha de bronze em Santo Domingo-03, Janice atualmente é a única atleta da modalidade que possui o patrocínio - uma marca de produtos de limpeza - que lhe deu visibilidade nacional.

Antes disso, Janice se destacou pelos resultados: é octocampeã brasileira de fossa olímpica, além de ter sido a única mulher da equipe do Pan que, antes das seletivas, já tinha vaga na competição.

Além do esporte, Janice agora faz uma segunda faculdade, Serviço Social, e desenvolve um trabalho de inclusão social através do esporte em comunidades carentes do país, onde ministra palestras sobre os males das drogas. "Já fui ao Tocantins dar palestra, ver as famílias, conversar. Ajudo como posso", conta.

Para o Rio 2007, Janice aumentou os treinos com o técnico italiano Carlo Danna e emagreceu nove quilos. "Era pra ser quatro, mas me animei tanto com o regime que continuei", diz a atiradora. Todo o esforço, porém, é um investimento a longo prazo, já que a atiradora já tem sua vaga assegurada para Pequim-2008 após ter conquistado um quarto lugar na Copa do Mundo de tiro ao prato, realizada no fim de 2005, em Americana.