UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Filipe Fuzaro

Data e local de nascimento:
05/12/1982, em Rio Claro (SP)

Peso/Altura:
77 kg/ 1,77 m

Residência:
Rio Claro (SP)

Categoria:
Fossa dublê

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
5º na fossa dublê

Filipe Fuzaro

Filipe Fuzaro só acreditou que tinha chances de disputar um Pan-Americano em 2003, quando acompanhou de casa a conquista da medalha de prata do paranaense Rodrigo Bastos em Santo Domingo. "Quando vi o Rodrigo indo tão bem, fiquei muito feliz por ele, e animado com o feito. Vi o reconhecimento que ele teve de todos e pensei 'também quero sentir isso'", conta o atirador.

O gosto não foi tão bom quanto o de uma medalha, mas ele conseguiu pelo menos chegar à final da fossa dublê, terminando na 5ª colocação.

Nascido em Rio Claro, Filipe deu seu primeiro tiro aos 5 anos, com a arma nas mãos de seu pai. "Ele segurou e eu atirei, foi muito emocionante", lembra. Aos 10, começou a praticar; três anos depois, já fazia suas primeiras competições. Apesar do tempo no esporte, o atirador praticou trape durante anos, e só se decidiu pela fossa dublê em 2003.

Na infância, o atleta praticou futebol e basquete. "Sempre pratiquei muito esporte, e até levei o basquete a sério por um tempo, mas minha altura não ajudou muito. Apesar disso, eu até jogava bem, competia na escola e disputava campeonatos regionais", diz Filipe.

No ano passado, Filipe deu início a uma reviravolta em sua rotina. "Comecei a pensar no Pan no ano passado, quando passei a competir e treinar mais", lembra o atleta, que desde março passou a se dedicar inteiramente à competição. Treinava de 3 a 4 horas diárias, 5 vezes por semana, além de manter um bom preparo físico com musculação e natação. Em média, nadava 1.500 m em seu horário de almoço.

Administrador de empresas no ramo de semijóias, Filipe ainda incrementou sua preparação com a ajuda de um psicólogo esportivo.