UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Emerson Duarte

Data e local de nascimento:
18/10/1971, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
79 kg/ 1,82 m

Residência:
Campinas (SP)

Categoria:
Tiro rápido

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
5º lugar

Emerson Duarte

Oficial do exército, Emerson Duarte iniciou sua formação militar logo aos 15 anos; aos 19, ingressou na equipe de tiro esportivo da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Rezende, no Rio de Janeiro. A partir daí, seguiu praticando a modalidade.

O tiro foi o segundo esporte de Emerson, que chegou a praticar judô na adolescência. "Era uma coisa mais lúdica", lembra o atirador, que aprendeu todas as armas, mas decidiu aprofundar-se no tiro rápido somente em 2003. "Sentia mais facilidade e ela sempre me atraiu mais por ser a prova mais dinâmica."

Conciliando a carreira militar e as competições no exterior, Emerson destaca como principal conquista a medalha de ouro no Mundial Militar de Tiro de Rena, na Noruega, em 2006. O feito pôs o atirador na história da modalidade - foi a primeira medalha de ouro de um brasileiro na competição.

Como inspiração, Emerson se divide entre o jogador de futebol Ronaldo, "pelo exemplo de superação e determinação", e o técnico de vôlei da seleção brasileira Bernardinho, "pela dedicação e paixão com que busca e acredita em seus objetivos."

Em 2007, Emerson intensificou os treinos, que passaram a ser diários e com três horas de duração; para complementar a preparação, o atirador fazia atividades físicas diárias, como musculação, natação e corridas.

O preparação teve resultado positivo. Emerson terminou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro com a 5ª colocação na prova do tiro rápido. O compatriota Fernando Cardoso Junior garantiu a medalha de bronze na mesma disputa.