UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Cristina Badaró Baptista

Data e local de nascimento:
07/08/1982, em Nova Iguaçu (RJ)

Peso/Altura:
53 kg / 1,63 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Carabina de ar

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
13º na carabina de ar 10 m

Cristina Badaró

Aspírante da Aeronáutica, Cristina apertou um gatilho pela primeira vez há quatro anos e bem longe de casa, e por acaso, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo.

A intenção da atleta era aproveitar a estrutura militar para praticar um esporte diferente, que ela não teria chance de aprender fora de lá.

"Tentei a esgrima, mas não levava jeito. Um dia tentei atirar e logo me destaquei", lembra. Em 2005, Cristina ingressou na seleção brasileira e sagrou-se campeã nacional na carabina de ar.

Fora da pedana, Cristina, que é moradora de Nilópolis, na Baixada Fluminense, é torcedora da escola de samba Beija-Flor.

Apesar de ser atleta do tiro esportivo, Cristina não possui porte de arma, o que a obriga a levar sempre a guia de autorização expedida pelo Exército para a posse de sua carabina em todos os treinos e competições.

"Acho que posso ajudar a acabar com esse preconceito do tiro e da Baixada, que eu considero um bom lugar para se viver", afirma. "Quando falo do meu esporte, as pessoas ainda se assustam, tenho que explicar sempre que é seguro e ninguém se machuca."

No Pan do Rio, Cristina não foi muito bem. Terminou apenas na 13ª colocação na classificação geral da carabina de ar 10 m.