UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Thiago Monteiro

Data e local de nascimento:
15/06/1981, Fortaleza (CE)

Peso/Altura:
74 kg / 1,74 m

Residência:
Argentan (FRA)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro na disputa por equipes e Medalha de bronze na disputa individual

Thiago Monteiro

Maior sucessor de Hugo Hoyama, Thiago Monteiro decidiu seguir caminho diferente do maior nome do tênis de mesa nacional. Está há sete anos na França, onde treina e joga pelo Bayard Argentan. Com a experiência, ele já conseguiu superar Hoyama em algumas competições.

E a experiência no exterior parece ter feito bem para o desempenho de Thiago no Pan. O brasileiro conseguiu conquistar a medalha de ouro na disputar por equipes ao derrotar os argentinos pelo placar de 3 a 1. Já na disputa individual, teve que se contentar com o bronze. Thiago não conseguiu bater o chinês naturalizado dominicano Lin Ju na semifinal. Mas foi por pouco o jogo terminou em 4 a 3, com os dois últimos sets com 9 pontos para o brasileiro.

Monteiro se destaca também por não ser descendente de orientais, fato raro no esporte no Brasil. "Um jogador não é melhor só porque tem os olhos puxados. Mas, até hoje, nos torneios internacionais, os adversários se surpreendem quando consigo um bom resultado", afirmou.

No último Pan, em 2003, Monteiro chegou à final individual da competição, perdendo pela primeira vez para Lin Ju. E em 2004, conseguiu um feito histórico para o Brasil: bateu o campeão olímpico Seung Min Ryu, da Coréia do Sul, por 4 sets a 3 (5-11, 10-12, 11-8, 11-6, 8-11, 11-8, 11-8) na Copa do Mundo da China. Resultado esse que motivou o mesa-tenista.

Monteiro começou no esporte por influência do pai, que era treinador da modalidade em Fortaleza. Até os 12 anos de idade, dividia suas atenções com o futsal, modalidade na qual chegou a ser bicampeão cearense. Motivado por seu primeiro título brasileiro, em 1993, Thiago optou por se dedicar exclusivamente ao tênis de mesa.

A conquista levou o cearense à seleção brasileira e ao Campeonato Sul-Americano de 1995, quando surpreendeu a todos e ficou com o título individual. Participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos em Winnipeg-1999 e ajudou a equipe brasileira a ganhar a medalha de bronze.

Às vésperas dos Jogos de Sydney-2000, embarcou para a Suécia em sua primeira temporada na Europa, o que acabou atrapalhando seus planos de participar das Olimpíadas. Thiago ainda jogaria mais um ano no país nórdico antes de se transferir para a França, onde ainda defende o Bayard Argentan.

Em 2002, Monteiro foi um dos grandes destaques brasileiros nos Jogos Sul-Americanos ao conquistar quatro medalhas de ouro. No Pan de Santo Domingo, em 2003, acrescentou mais duas conquistas ao seu currículo: a medalha de ouro nas duplas, jogando ao lado de Hugo Hoyama, e a de prata no torneio individual.

Para se classificar ao Pan do Rio, ele teve que provar que estava recuperado de uma tendinite do joelho esquerdo, sofrida ano passado. A Confederação Brasileira, que havia dito que pré-convocaria três atletas (notoriamente, Monteiro, Ligia Silva e Hugo Hoyama), voltou atrás e chamou dois apenas (Ligia e Hugo), deixando para convocar Monteiro apenas em junho.