UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Hugo Hoyama

Data e local de nascimento:
09/05/1969, São Bernardo do Campo (SP)

Peso/Altura:
68 kg / 1,69 m

Residência:
São Bernardo do Campo (SP)

Participações no Pan:
Indianápolis-1987, Havana-1991, Mar del Plata-1995, Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio
Medalha de ouro na disputa por equipes e medalha de bronze na disputa individual

Hugo Hoyama

Com 38 anos, Hugo Hoyama se tornou o maior medalhista brasileiro dos Jogos Pan-Americanos na sua última participação no Pan. O brasileiro conquistou sua nona medalha de ouro na disputa por equipes. Ainda sinônimo de tênis de mesa no Brasil, o atleta é agora o dono do recorde que pertencia a Gustavo Borges, com oito ouros.

"O meu principal objetivo é o Pan de 2007, principalmente por causa desse recorde. É lógico que vai ter uma pressão, a responsabilidade vai aumentar, mas hoje estou me esforçando mais que uns cinco anos atrás. Isso vai me ajudar em mais um ou dois anos", revelou antes de competir no Rio.

Na disputa individual ainda tentou ampliar o recorde para 10 medalhas de ouro, mas não conseguiu. Hugo chegou até a semifinal e foi derrotado pelo chinês naturalizado argentino Song Liu por 4 a 2 (11-4, 11-7, 7-11, 11-5, 6-11 e 11-7) e ficou em terceiro lugar nos Jogos do Rio de Janeiro.

Para conseguir os resultados, Hoyama mudou a rotina de treinamento. "Estou mais focado na qualidade do que na quantidade. Já são 30 anos de carreira, 20 de seleção brasileira. Sei que preciso dosar, sinto cansaço mais rápido". Hugo treinou em média quatro horas por dia, quando antigamente treinava cerca de oito horas por dia.

Hoyama começou a "brincar de pingue-pongue" nos intervalos da escola japonesa União Cultural Nipo-Brasileira. Aos 7 anos de idade, foi levado por um amigo para treinar no clube Palestra e nunca mais parou, se tornando um dos principais atletas brasileiros de todos os tempos.

O técnico Maurício Kobayashi logo descobriu um talento especial no garoto canhoto, que não demorou para começar a conquistar um título atrás do outro. Aos 16 anos, Hoyama passou nove meses no Japão, treinando com os melhores do país asiático para aperfeiçoar seu jogo. Ele ainda jogaria na Suécia e na Bélgica ao longo de sua carreira.

No começo da década de 90, Hoyama era apontado como promessa do tênis de mesa nacional, mas não conseguiu superar Cláudio Kano, número um do país na época. Até que recebeu uma bronca de seu treinador, Maurício Kobayashi, e de seu pai, que o obrigou a trabalhar em uma fazenda toda manhã antes dos treinos. O resultado: venceu o ídolo na final de simples do Pan de Havana-1991.

"Aí comecei a correr atrás de ser o número um do Brasil", afirma Hoyama, que aponta a vitória em Havana como a principal de sua carreira. Era a primeira de uma série de nove, completada no Rio de Janeiro-2007, com o ouro na disputa por equipes, quando conseguiu ser o melhor brasileiro em Jogos Pan-Americanos.

Hoyama fez sua estréia em Olimpíadas em Barcelona-1992. Quatro anos depois, conquistou o melhor resultado do tênis de mesa brasileiro no evento ao ficar com o nono lugar individual. Em Sydney-2000, caiu na terceira rodada em simples e na segunda nas duplas, jogando ao lado de Carlos Kawai. Em Atenas-2004 foi eliminado logo em seu primeiro jogo.

Em Pequim-2008, Hoyama espera encerrar sua carreira com uma medalha olímpica. "Vai ser um evento maravilhoso porque o tênis de mesa na China é o primeiro esporte. Não vou querer perder essa oportunidade. Seria uma conquista muito especial."