UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • O ovo e o amor: a palavra "love", usada em inglês no tênis em lugar de zero, nada tem a ver com "amor": tem origem no francês "l'oeuf", que significa "o ovo". O motivo é a semelhança do número 0 com um ovo.
  • Sempre em frente: a contagem 15, 30 e 40 foi inventada pelo inglês Walter Wingfield. As dimensões da quadra eram bem maiores que as atuais e o primeiro saque era feito do fundo da quadra. Se o tenista ganhasse o primeiro ponto, avançava 15 jardas na quadra; no segundo, mais 15 (chegando a 30); no terceiro, mais 10 (chegando a 40).
  • Humilhação: golden set é aquele em que o vencedor fecha a parcial sem que o adversário vença um ponto sequer em todos os games. O primeiro golden set da história do tênis profissional foi vencido por Bill Scanlon, em fevereiro de 1983, em cima do brasileiro Marcos Hocevar, na primeira rodada do Torneio de Delray Beach.
  • Imprevisto: na véspera de começar a competição do Pan de 1963 (em São Paulo), a brasileira Maria Esther Bueno teve a mão mordida por um cachorro. Mesmo assim, a bicampeã de Wimbledon confirmou seu favoritismo e venceu a competição de simples.
  • Início de carreira 1: o bronze do torneio de tênis em 1979 (em San Juan, Porto Rico) ficou com o equatoriano Andrés Gómez, que se profissionalizou no mesmo ano, chegou a ser top 10 do mundo e a fazer a final de Roland Garros em 1990 contra o norte-americano André Agassi.
  • Início de carreira 2: Com 17 anos, número 621 do mundo e apenas 38º melhor tenista argentino à época, David Nalbandian eliminou o brasileiro André Sá e ficou com o bronze no simples em Winnipeg-99.
  • Início de carreira 3: Os irmãos Bob e Mike Bryan, líderes do ranking mundial de duplas no tênis, começaram a carreira por baixo. Aos 21 anos, em 1999, foram bronze no Pan do Canadá. O ouro ficou com os brasileiros André Sá e Paulo Taisher.