UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Thiago Hernandez Alves

Data e local de nascimento:
22/05/1982, em São José do Rio Preto (SP)

Peso/Altura:
75 kg / 1,77 m

Residência:
Florianópolis

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavas-de-final da chave de simples

Thiago Alves

Cabeça-de-chave número três do torneio de simples, o paulista Thiago Alves foi eliminado nas oitavas-de-final pelo mexicano Santiago Gonzalez, 444º do mundo, que venceu por 6-4 e 6-1. O resultado foi a grande zebra da competição, já que o brasileiro, atual 151º do mundo, já chegou a ser top 100.

Novato na equipe masculina no Pan, o tenista disputa torneios challengers desde 1999. O paulista que mora em Florianópolis já esteve como número 1 do Brasil depois da queda de Gustavo Kuerten e, atualmente, briga pelo posto com o seu companheiro de equipe Flávio Saretta.

Apesar do sucesso dentro do país, o tenista de 25 anos ainda não teve resultados importantes mundo afora. Seu melhor ranking na ATP foi alcançado em outubro de 2006, quando chegou ao número 96.

Na época, Alves conseguiu seu maior feito na carreira até hoje: a segunda rodada de um Grand Slam, no Aberto dos EUA, em agosto do ano passado. Chegando à chave principal pelo qualifying, em que derrotou três tenistas (inclusive o brasileiro Julio Silva), o atleta passou pela primeira rodada derrotando o argentino Mariano Zabaleta. No jogo seguinte, ele parou no espanhol Fernando Verdasco, na época número 26 do ranking mundial.

Apesar do sucesso nas quadras duras de Flushing Meadows, Thiago Alves começou a carreira no saibro com cinco anos incentivado pelo seu pai, João Luis Alves. Fã do São Paulo e de Romário na infância, o futuro tenista se inspirava em dois ídolos no seu esporte: o norte-americano André Agassi e o brasileiro Gustavo Kuerten.

Com Guga, teve uma experiência, ainda quando era juvenil, em Roland Garros de 2000, edição em que o brasileiro foi tricampeão. Na época, Alves treinou no saibro francês com o tenista catarinense.

Este ano, com a volta do seu técnico Edvaldo Oliveira, que o treinou até os 20 anos, Alves conseguiu como melhor resultado as quartas-de-final do torneio de Salinas, no Equador, quando foi derrotado pelo argentino Juan Pablo Brzeicki.