UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Pioneiro asiático: o taekwondo é uma arte marcial de origem coreana, usada para defesa pessoal. "TAE" significa saltar, voar, esmagar com o pé, "KWON" bater, destruir com a mão ou com o punho, "DO" é o caminho, método, a arte
  • Antes tarde do que nunca: o taekwondo foi praticado como esporte de exibição nos Jogos de Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996. Reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1980, o esporte faz parte do programa oficial olímpico desde Sydney-2000
  • Protesto: o brasileiro Diogo Silva, que conquistou um inédito quarto lugar na Olimpíada de Atenas-04, entrou em sua última luta com uma luva dos Black Panthers (Panteras Negras, movimento de militantes negros norte-americanos no final da década de 60), que o juiz o fez tirar. O lutador fez o gesto em sinal de protesto e de indignação pela falta de apoio do governo ao esporte.
  • Promessa é dívida: cansada de não ver evolução no handebol, Natália Falavigna experimentou uma aula de taekwondo com uma amiga. O treinador disse a ela que, se ela se dedicasse e treinasse direito, seria campeã mundial em dois anos. Dois anos e meio de dedicação depois, Natália sagrou-se campeã mundial júnior.
  • Seleção zicada: faltou sorte aos lutadores brasileiros em Santo Domingo-03. Ana Paula França quebrou o osso do antebraço em sua primeira luta. Já Marrianne Hormann sofreu com uma forte infecção urinária e um cálculo renal a poucos meses do Pan.
  • Alternância: principais nomes da modalidade na categoria até 58 kg no país, Márcio e Marcel Wenceslau têm se 'revezado' na disputa do Pan. Em Winnipeg-99, foi Márcio. Em Santo Domingo-03, foi Marcel. Agora, no Rio, Márcio será o titular.