UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Leonardo Gomes dos Santos

Data e local de nascimento:
14/05/1983, em Goiânia (GO)

Peso/Altura:
87kg / 1,96 m

Residência:
Goiânia (GO)

Categoria:
Acima de 80 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de bronze

Leonardo Gomes

Mesmo perdendo para o norte-americano Anthony Graf nas semifinais da categoria acima de 80 kg, o brasileiro Leonardo Santos comemorou muito a medalha de bronze e foi ovacionado pelo público após o combate. "O bronze me deixou muito motivado. É mais uma conquista para o taekwondo do Brasil", afirmou.

Leonardo conheceu o taekwondo em 1994, ao acompanhar um treino de seu primo, e passou a praticar a modalidade. No ano seguinte, participou de seu primeiro torneio, um Campeonato Brasileiro Infantil, e conquistou o terceiro lugar.

Com dificuldades financeiras, Leonardo interrompeu os treinos de taekwondo logo em 1996 e substituiu a modalidade pelo futebol. Três anos depois, o mesmo primo que o iniciara no esporte, Edgar Guimarães, abriu uma academia. Leonardo pôde, enfim, voltar ao tatame.

O esforço seria pago em 2002, Leonardo foi convidado a integrar a seleção olímpica. Em 2003, sua sorte começou a virar ao conquistar o título dos Jogos Sul-Americanos de 2003. A vitória estimulou o atleta a tentar uma vaga no Pan de Santo Domingo-03, mas a derrota na seletiva o deixou de fora da competição.

No Mundial Universitário de 2004, que serviu de “consolação”, Leonardo conquistou a medalha de prata. Em 2005, no Campeonato Mundial, em Madri, foi o sexto colocado.

Em 2006, superou outro momento difícil e, após ser submetido a uma cirurgia no joelho direito, voltou à seleção permanente. Este ano, no Pan-Americano, sonhava com o ouro e com uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas conquistou apenas uma medalha de bronze.