UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Corrida ao ouro em Minas levou squash ao Brasil

Folha Imagem

Ronivaldo Conceição conquistou duas medalhas no Pan de Santo Domingo

Trazido por engenheiros ingleses que procuravam ouro na região, o squash surgiu no Brasil em 1920, nas minas de ouro de Nova Lima, Minas Gerais. Em clube esportivo, a primeira quadra foi construída no São Paulo Athletic Club (SPAC) na década de 30.

No final da década de 70 e início de 80, o esporte começou a se popularizar com a construção de quadras em clubes e academias de São Paulo e Rio de Janeiro. No final dos anos 80 novas quadras foram construídas no Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e no Pará, expandindo assim a modalidade no país.

A primeira federação fundada foi a Paulista de Squash Rackets em 1979. Depois veio a Federação de Squash do Rio de Janeiro, fundada por filho de ingleses liderados por John Hughes. A Associação Brasileira de Squash surgiu em 1985, e seu primeiro presidente foi Carlos Salem. Em seguida foram fundadas as federações de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Confederação Brasileira de Squash foi oficialmente instituída no dia 21 de Junho de 1991 na sede do Comitê Olímpico Brasileiro com apoio do então presidente do COB, André Gustavo Richer. Após a regularização das federações estaduais, a CBS teve sua primeira eleição em 1994. Fernnado Mont’alvenre, ex-presidente do Rio Squash Clube, foi o presidente eleito. A CBS filiou-se ao COB em 1994, e conta hoje com oito federações filiadas, incluindo a de Santa Catarina, Brasília e Espírito Santo.

Entre os atletas que dominaram o squash no país, destaque para Kiko Frisoni, que venceu dez vezes o Campeonato Brasileiro e diversos campeonatos Sul-Americanos. Juntamente com Paulo Troyano, também de São Paulo, lideraram o esporte até o final da década de 80.

Entre as mulheres, o maior destaque é Karen Redfern, que desde o final da década de 80 é uma das principais atletas brasileiras. Aos 43, a veterana vai para seu terceiro Pan, e apesar da idade, a dona de 15 títulos brasileiros está longe de pensar em aposentadoria.

O squash nunca foi aceito no programa oficial dos Jogos Olímpicos. No Pan, a modalidade é disputada desde 1995, quando a competição aconteceu em Mar del Plata, na Argentina. O Brasil conquistou oito medalhas nos Jogos, mas nenhuma de ouro. No último Pan, em Santo Domingo, foram três medalhas para o país. No masculino por equipes, o Brasil chegou à final, mas foi derrotado pelo Canadá e ficou com a prata. Ronivaldo Conceição, em simples, e o time feminino conquistaram medalhas de bronze.