UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Mariana Morais Pontalt

Data e local de nascimento:
21/12/1981, em Caxias do Sul (RS)

Peso/Altura:
64 kg / 1,74 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar por equipes

Mariana Pontalti

Estudante do quarto ano de Medicina, Mariana Pontalt quer ser neurocirurgiã. Mas antes de mergulhar nos estudos ela encara uma rotina ainda mais apertada do que a faculdade de período integral. Durante o horário de almoço, ela escapa para treinar squash.

Mariana começou a jogar squash por influência do pai que, desde os sete anos, o acompanhava aos jogos. Quando tinha idade para entrar em quadra, não saiu mais. Começou a fazer aulas, aos 10 anos estava competindo. Com 12 anos, estava no Circuito Brasileiro.

Durante a vida escolar, Mariana passou a fazer viagens a outros estados e até ao exterior para competir. No colegial, a atleta conseguiu aliar um intercâmbio de seis meses com o esporte.

"Escolhi ir para a Nova Zelândia, que é um pólo de squash feminino, assim não perdi treinos", lembra. Na época do vestibular, Mariana teve de abandonar as quadras para se dedicar à carreira. Foram quatro anos sem squash até que, já encaminhada na faculdade em Porto Alegre, voltou às competições.

Os treinos, que eram semanais, passaram, aos poucos, a ocupar mais e mais tempo na grade da universitária. Com a vitória na seletiva, Mariana voltou sua atenção para os Jogos Pan-Americanos, mas admite que o squash tem seus dias contados.

"Foi meio sorte eu ter vencido. Quando passar o Pan, vou rever tudo. Daqui a quatro anos pretendo estar numa residência. Acho que esporte é uma fase, depende muito da idade. Isso passa", conta Mariana, que conseguiu dispensa da faculdade e do estágio para os dias de competição do Pan.

O esforço gerou a conquista do quinto lugar por equipes no Pan-2007, resultado que não deve interferir nos planos de Mariana. "Vou ter que voltar correndo pra trabalhar, porque só consegui folga nos dias de competição mesmo. Acabou o Pan, já entro no estágio. Daí não vou mais priorizar o squash."