UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O esporte praticado em barcos nos quais os atletas utilizam remos para a impulsão, em raias com 2.000 m de distância. O objetivo é simples: ganha aquele barco que chegar na frente. Em um barco a remo, todas as suas partes devem estar firmemente fixadas ao seu corpo (casco) incluindo os eixos das partes móveis, mas o carrinho pode se movimentar, sobre sua linha longitudinal.

Normalmente o local de disputa tem nove raias, das quais apenas seis são utilizadas. Após o árbitro gritar a palavra "atenção", acende-se um sinal vermelho e, logo depois, o verde, acompanhado de um toque de campainha que sinaliza a largada. Se acontecer uma "queimada" (quando se larga antes do aviso), é realizada uma nova largada. Se o mesmo barco queimar novamente, é desclassificado. Bóias ao longo do percurso marcam as distâncias.

O tamanho dos remos também varia de acordo com a modalidade. Nas provas de skiff, o atleta usa dois remos relativamente curtos. Já em outras provas o remo é mais longo, podendo chegar a quase 4 m de comprimento.

Dependendo do número de barcos inscritos em cada competição, são realizadas provas eliminatórias, das quais se classificam os 12 melhores barcos, que vão para as semifinais. Os eliminados nesta fase ainda têm mais uma chance na repescagem.

As regatas são realizadas em linha reta. Apenas seis barcos disputam cada prova. A largura das raias é de 13,5 m e são delimitadas por bóias coloridas. A profundidade mínima da raia é de 3 m.

Os barcos variam de acordo com a prova a ser disputada. No skiff simples, a embarcação tem 8,20 m de comprimento e 14 kg, em que uma única pessoa maneja dois remos curtos. Já no skiff duplo, o barco, de 10,40 m de comprimento e 27 kg, leva duas pessoas, com dois remos curtos cada uma. O skiff duplo leve segue a mesma lógica. A diferença é um limite de peso para os atletas, com 72,5 kg para os homens e 59 kg para as mulhere.

O skiff quádruplo tem quatro pessoas com dois remos curtos cada uma, impulsionando uma embarcação de 13,40 m de comprimento e 52 kg. Na prova de dois sem, os barcos medem 10,4 m de comprimento, pesam 27 kg e levam duas pessoas com um remo longo cada uma. Já no quatro sem, os barcos medem 13,4 m de comprimento e pesam 50 kg. A embarcação é a mesma do quatro sem leve, a diferença é que o limite de peso para os homens é de 72,5 kg e para as mulheres é de 96 kg.

Existem também as provas com timoneiro. No dois com, barcos de 10,40 e 32 kg levam dois remadores com um remo longo cada um e mais o timoneiro. No quatro com, são quatro remadores com remo longo e um timoneiro em barcos de 13,70 m e 51 kg. A outra prova é o oito com, na qual oito atletas, além do timoneiro, competem em um barco de 19,90 m e 96 kg.