UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Ajuda de cinema: na edição de 1955, na Cidade do México, a delegação norte-americana contou com uma ajuda monetária especial. A Paramount Pictures doou a bilheteria do primeiro dia de exibição do filme "The Country Girl" em Nova York e Los Angeles. A estrela do filme era Grace Kelly, cujo irmão conquistou uma medalha de ouro no remo.
  • Mistério: no dia 7 de setembro de 1959, último dia de competição continental em Chicago, o brasileiro Ronaldo Duncan Arantes foi achado morto nos jardins de North Central College, em Naperville. Quem descobriu o corpo foi um time de futebol local que passava pelas redondezas. O assassino nunca foi encontrado.
  • Futebol: muitos clubes que hoje são conhecidos praticamente pelo futebol começaram com equipes de remo. É o caso do Clube de Regatas Flamengo, Club de Regatas Vasco da Gama, Botafogo de Futebol e Regatas. O Corinthians não teve o remo como primeiro esporte, mas por conta da modalidade que o distintivo do time ganhou a âncora e os remos, em 1933.
  • Em família: na prova do quatro com, nos Jogos Olímpicos de Berlim-1936, o barco francês conseguiu a medalha de bronze. O fato curioso é que o timoneiro era uma criança de apenas 12 anos, Noel Vandernotte, e dois dos remadores eram Fernand e Marcel Vandernotte, respectivamente seu pai e seu tio.
  • Criança de ouro: nas Olimpíadas de Paris-1900, na prova do dois com, os holandeses François Brandt e Roelof Klein venceram ao lado de um francês de apenas sete anos de idade. Marcel Depaillé tornou-se o mais jovem medalhista de ouro das Olimpíadas. O pequeno vencedor substituiu o titular, acusado pelos companheiros de barco de estar acima do peso.