UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Thiago Gomes

Data e local de nascimento:
11/01/1979, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
70 kg / 1,74 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Skiff duplo leve

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Thiago Gomes

A história de Thiago com o remo é longa, precisamente 17 anos. Mas foi no seu 14º ano de remo que ele conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos: competir em uma Olimpíada.

O sonho veio em 2004, na cidade grega de Atenas. Porém o desfecho não foi o esperado. Isso porque Thiago e seu parceiro, Sobral, acabaram se saindo pior do que imaginavam. Os brasileiros que esperavam chegar à final B, ficando entre os doze melhores do mundo, não conseguiram nem mesmo alcançar a final C, ficando em 19º, atrás de Hong Kong e Uzbequistão.

Para o Pan, porém a expectativa era a melhor possível. Isso para apagar a experiência que lhe rendeu a medalha de prata, mas terminou com gosto de derrota. Afinal, a dupla brasileira terminou apenas 37 centésimos de segundo atrás dos cubanos em Santo Domingo. Dupla, aliás, que já treina há 10 anos junta.

Porém 37 centésimos de segundo não têm tanta importância quando se considera a vitória que Thiago conquistou em 2001. Foi nesse ano que, por conta de um acidente de moto, o atleta sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas nos dois braços.

A recuperação não foi rápida. Foram várias cirurgias, além de problemas que Thiago teve que enfrentar até ser considerado novamente bom. Somente em 2002 que ele conseguiu voltar a competir. Dessa época, ele lembra com carinho do grande apoio que teve do amigo Sobral, seu companheiro de barco que sempre o incentivou a voltar ao esporte.

Assim o que se pode ter certeza é que a dupla tem entrosamento e se depender dos treinos, que têm sido intensos, e da união da dupla o que se podia esperar era mais uma medalha brasileira.

Não foi, porém, o que aconteceu nos Jogos Pan-Americanos 2007. Nas finais da categoria, a dupla terminou em quarto lugar, a 6s62 dos cubanos Eyder Batista e Yunior Perez, que venceram a prova. Os Estados Unidos e o Chile também superaram o Brasil.