UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcelus Marcili dos Santos Silva

Data e local de nascimento:
09/02/1973, em Pelotas (RS)

Peso/Altura:
92 kg / 1,86 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Prova:
Skiff simples e oito com

Participações no Pan:
Havana-1991, Mar del Plata-1995, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de bronze e Medalha de prata

Marcelus Marcili

Marcelus foi o primeiro e último brasileiro do remo a conquistar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos 2007. O bronze foi suado, em uma arrancada na segunda metade do percurso de 2.000 m. O brasileiro ultrapassou o chileno Oscar Vasquez. Ele ainda se aproximou do remador de Cuba, mas não obteve a prata. A prata veio no último dia de competições, no oito com. Marcelus ainda disse que acreditou no ouro, mas ficou realizado com a prata.

Marcili começou a remar para acompanhar o irmão e um amigo que já o faziam em 1987. Os dois tinham o mesmo apelido: Cabeça. E Marcelus, que foi o único dos três que restou, acabou herdando o apelido e é como é conhecido até hoje pelos companheiros de grupo.

Atualmente são 20 anos de remo e três participações em Jogos Pan-Americanos. A primeira foi na cidade cubana da Havana, quando Cabeça ainda tinha apenas 18 anos. Lá, conseguiu o quarto lugar e o ânimo necessário para se manter na seleção brasileira.

Quatro anos depois, foi para Mar del Plata, onde conquistou a medalha de prata. Não é, porém, a única do seu quadro pessoal. No Pan de 2003, em Santo Domingo conquistou novamente o segundo lugar. Cabeça só não disputou a competição continental em 1999, quando acabou ficando na reserva.

Para este Pan, foi com a meta traçada. "Só falta o ouro", afirma com convicção. E Cabeça treinou bastante para isso. Duas vezes ao dia, sete dias por semana. Sabia que só dependia dele e não teria que dar explicações para ninguém caso o ouro não viesse. E não veio.

Entre seus principais fãs estão a mulher e a filha, que o acompanham em competições e treinos. Porém, no Rio não foi assim. Sob a afirmação de que elas o acompanhariam melhor pela televisão, ele não deixou a família ficar no Rio de Janeiro, uma vez que ele estaria concentrado na Vila Pan-Americana. Assim, as duas voltaram para Porto Alegre, onde torceram para que Cabeça conseguisse completar seu quadro de medalhas com o ouro que lhe falta. Não deu totalmente errado e ele ainda subiu no pódio, duas vezes.