UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Leandro Francisco Tozzo

Data e local de nascimento:
21/01/1978, em Erechim (RS)

Peso/Altura:
100 kg / 2,02 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Prova:
Quatro sem e oito com

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar e Medalha de prata

Leandro Tozzo

Leandro chegou a se enveredar por diversos tipos de esporte, um deles o triatlo. Até ficava um tempo treinando e até competindo, mas assim que vinham as cobranças, ele desistia. "Quando o treinador cobrava para eu chegar às 8h para treinar, eu saía fora", contou. No remo, porém, vive uma situação diferente. "Hoje me pego acordando às 5h ou às 6h para treinar", conta.

Sua história com o esporte começou em 1997, quando tinha 19 anos. Começou a competir em um campeonato estadual e já saiu com a vitória e com um ano de prática já detinha o recorde no remoergômetro, uma espécie de remo indoor, com 5min58.

A idéia de competir em um Pan surgiu conforme o nível de Leandro foi aumentando. Ou como ele prefere dizer, "cresceu o nível, cresceu o objetivo". O nível cresceu em 2002, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos no oito com. Depois disso, conseguiu vaga nos Pan de 2003, em Santo Domingo e o bronze veio como recompensa pelo trabalho.

Porém Leandro lembra que poderia ter conseguido o ouro. "Dois atletas, que competiram em outra prova, não priorizaram o oito com e acabamos 1min29 atrás do primeiro colocado, ou seja, se eles tivessem priorizado talvez tivéssemos ganhado o ouro". Os dois atletas que competiram em outra prova foram Anderson Nocetti e Allan Bitencourt, na prova de dois sem.

Para esta edição do Pan, Leandro não queria contar a diferença que o separou do primeiro lugar, justamente porque almejava ser o medalhista de ouro.

Na sua primeira oportunidade passou longe. Ficou com a última colocação e distante dos campeões. Na segunda, o oito com, chegou perto do ouro. Saiu com a prata em uma atuação muito boa dos nove competidores. Para isso, além dos treinamentos intensos contou com dois amuletos na mala: a bandeira do Rio Grande do Sul e uma medalha de São Jorge, presente que ganhou da avó.