UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Leandro Loureiro Franco Ferreira

Data e local de nascimento:
23/08/1975, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
70 kg / 1,83 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Quatro sem peso-leve

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Leandro Loureiro

Aos 15 anos de idade Leandro media 1,81 m e pesava apenas 59 kg. A preocupação com o filho franzino fez com que a mãe o matriculasse em uma escola de remo. Hoje ele é um dos principais atletas da seleção brasileira, mas seu físico não mudou muito. Dois centímetros mais alto e 13 kg mais pesado ele afirma: "Continuo fraquinho e magrinho", brinca.

Isso porque o atleta competiu na categoria quatro sem peso leve, e não pode ultrapassar o peso de 70 kg. Mas não foi sempre assim. Em 1996 Leandro competia na categoria Sênior B, que não leva em conta o peso e sim a idade. Estava com um barco muito competitivo e tinha chances de ganhar o pré-olímpico e realizar o sonho de qualquer atleta. Mas decidiu com a equipe que não iria. "Não teríamos tanta chance na Olimpíada e decidimos disputar o Mundial".

Hoje, quase dez anos depois, ele admite um leve arrependimento. "Preferia ter ido para a Olimpíada. Foi a minha maior chance de ser atleta olímpico". Depois disso Leandro decidiu competir em peso leve e nunca mais conseguiu tão boas classificações que o colocassem em nível olímpico.

No Pan ele estava preparado e tinha um objetivo muito bem definido. "Quero o ouro independentemente do que acontecer ao meu redor". Com 32 anos ele confiava na experiência que adquirida em outras competições internacionais para ir bem na sua estréia no Pan. "Já perdi muitas provas por conta desse deslumbre que a gente tem quando vai competir".

Mesmo assim não conseguiu atingir seu objetivo, lutou com todas as forças para garantir o bronze e acabou perdendo por quatro centésimos de segundo.

Ele ainda contou com a mulher, que além de ser uma pessoa que ele admira muito lhe dá força para competir, com uma fitinha que caiu de um barco seu no começo das eliminatórias e com uma música: "The Kids Aren´t Allright", da banda Offspring, que ouve antes de competir. Mesmo assum terminou em quarto lugar.